O

protagonista é o usuário, devemos atender suas necessidades, vontades e solucionar suas dores.

O termo UX ou Experiência do Usuário te soa familiar? Cada vez mais recorrente e necessário no desenvolvimento de produtos sejam eles digitais ou palpáveis. Traz o fator principal na experiência e emoções, sejam elas frustração ou satisfação, ao usuário desde o momento de primeiro contato até a ação de utilizar o produto em si.

Portanto, seu software ou produto deve se adaptar para atender as necessidades de seu usuário, caso contrário este irá buscar outras maneiras, mais simples e práticas, para realizar determinada tarefa. Sendo assim, seu negócio corre o risco de perder usuários para os concorrentes, afinal ninguém busca por soluções complexas ou de difícil entendimento.

Usabilidade

Jakob Nielsen criou o movimento da engenharia de usabilidade voltada para melhorias significativas das interfaces de usuário. Segundo ele, o termo usabilidade se refere a fatores que são utilizados para avaliar se seu produto atende aos objetivos para os quais foi criado. Em outras palavras, é a facilidade de interação entre usuário e ferramenta gerando uma reação positiva vinda de seu user.

Sendo assim, Nielsen (1993)divide esse movimento em 5 principais fatores: habilidade de aprendizado, eficiência de uso, habilidade de memorização, erros e satisfação.

Entende-se por habilidade de aprendizado, quando uma interface não impõe excessivas dificuldades ao entendimento. Mas, o sistema não deve ser tão complexo, na dúvida sempre opte pelo simples. Portanto, logo compreendemos que o projeto deve ser de fácil memorização de uso.

Outro ponto chave, é a tolerância aos erros e saber como auxiliar os usuários na recuperação destes. Já a satisfação refere-se ao atributo que identifica o grau de satisfação que um usuário experimenta ao interagir com o sistema.

Esses foram alguns dos pontos que devem ser cuidadosamente observados para um projeto focado na usabilidade para o usuário. Fique atento a cada um deles, são diretrizes importantes para uma boa experiência.

Gostou do artigo? Quer aprender mais sobre Marketing e Vendas? Então passa lá no site da Hawk Marketing para você aproveitar diversos conteúdos preparados para te ajudar a alavancar suas vendas e te destacar no mercado!

Matérias relacionadas:

Marketing

VER todos