Durante esses quase 10 anos trabalhando com marcas, percebi várias coisas que preocupam quem tem um negócio. Uma das maiores dúvidas é sempre: como saber quem realmente quer comprar o que vendo? 

Eu tenho uma maneira simples de descobrir se estou alcançando as pessoas certas e quero compartilhar com você. O caminho é se fazer essas perguntas: 

• A pessoa realmente quer o que você oferece?
• A pessoa valoriza o que você faz? 

• A pessoa tem dinheiro para comprar? 

Errar na escolha do público pode custar caro. Você acaba gastando muito tempo e dinheiro para convencer alguém a comprar, mas essa pessoa pode não estar pronta para isso. Ou então, os consumidores compram, mas não acham seu produto tão bom assim. 

É como um carro sem óleo suficiente. Ele faz força demais e pode até quebrar. 

O segredo é entender que o sucesso do seu negócio depende de satisfazer o que as pessoas precisam e querem. E para fazer isso, você necessita saber exatamente quem são essas pessoas ou seja, quem é o seu público-alvo. 

Além disso, conhecer bem seu público ajuda a escolher a melhor forma de falar com ele. Isso faz suas mensagens serem mais certeiras e você saber onde encontrar essas pessoas. Por exemplo, será que seu público gosta mais do TikTok ou do LinkedIn? 

Agora, vamos colocar isso em prática. Como descobrir quem é o seu público-alvo? Aqui estão alguns passos simples que você pode usar no seu negócio ainda hoje e sair na frente da concorrência: 

1.Vá além dos dados demográficos. 

Para ir além dos números e estatísticas, você precisa realmente conhecer bem o cliente. Quando foi a última vez que você bateu um papo com eles? 

A maneira mais eficaz de conseguir essas informações é com uma pesquisa simples. Isso é como ter um tesouro nas mãos para os empreendedores.

Já trabalhei com empresas que estavam no mercado há mais de 30 anos, mas nunca tinham feito uma pesquisa sequer para entender seus clientes. Olha só! Como posso surpreender meu cliente se nem sei do que ele gosta? 

Faça uma pesquisa com seus clientes. Prepare algumas perguntas para descobrir coisas importantes. Saiba como seu produto ou serviço tem feito diferença na vida deles. Acredite, você vai ouvir histórias incríveis. 

Isso pode envolver fazer pesquisas online, conversar com clientes na loja, fazer questionários e olhar os dados demográficos. Saiba coisas como idade, sexo, interesses, hábitos diários e os problemas que enfrentam. Esses dados são super valiosos. Identifique todas as coisas que seus clientes têm em comum. 

2.Analise a sua concorrência. 

Estude seus concorrentes que miram no mesmo público. O que eles fazem bem? O que poderiam melhorar? Isso pode te dar ótimas ideias. Você estará vendo as oportunidades que é capaz de aproveitar no seu negócio e que seus concorrentes ainda não exploram. 

3. Crie Personas 

Este passo é útil tanto para empreendedores experientes, quanto para aqueles que estão começando. Se você já tem um negócio, use os dados que coletou para criar personagens fictícios que representem diferentes grupos do seu público. Isso ajuda a visualizar melhor as características, necessidades e comportamentos dos clientes. Se você está começando, pense no tipo de produto/serviço que planeja oferecer e imagine o cliente ideal (idade, gênero, situação financeira, estilo de vestir, crie uma pessoa fictícia em sua mente). Com base nisso, modele seu negócio tendo essa persona como referência. 

4. Direcione a sua comunicação 

Agora que você tem essas informações, direcione toda a sua comunicação. Lembre-se de que sua empresa existe principalmente para resolver um problema. 

Por fim, conhecer o público-alvo é um processo contínuo e fundamental para o sucesso do seu negócio. Ao dedicar tempo e recursos para entender as necessidades, desejos e comportamentos do seu público, você estará melhor preparado para tomar decisões, criar produtos relevantes e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Matérias relacionadas:

Colunistas

VER todos