O momento econômico favorável que o país viveu nos últimos anos motivou muitas pessoas a se tornarem empreendedoras. Dentre os muitos negócios que ganharam espaço no mercado, um segmento em especial me chamou a atenção: as pet shops. A elevação do poder aquisitivo percebida no início da década fez com que o brasileiro pudesse se dar ao luxo de cuidar com mais zelo de seus animais de estimação, e, em consequência disso, pude observar a abertura de muitos pet shops, desde os mais sofisticados até os mais simples. É um mercado crescente e promissor. Dessa maneira, os empreendedores têm buscado aprimorar seus serviços e produtos, para que obtenham vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Se você é dono de uma pet shop, ou está pensando em abrir uma, vou citar algumas dicas de como atender às expectativas de seu cliente e assim aumentar as vendas no pet shop. Confira!

Busque a excelência

Todo trabalho feito no pet shop deve ser realizado com excelência. Você oferece um serviço delicado, pois lida com algo que é muito precioso para o cliente. Por isso, cada animal de estimação que é deixado ali precisa ser cuidado com o máximo de atenção e carinho. Treine seus colaboradores para que eles estejam capacitados a realizar cada tarefa de forma correta e com dedicação, e que possam atender bem cada animal e gerenciar as situações que se apresentarem no dia a dia.

Além disso, analise a concorrência, veja o que as outras pet shops fazem de melhor e pior que você e procure sempre implantar as melhores diretrizes em sua loja.

Fique de olho nas novidades do mercado

Além dos serviços tradicionais oferecidos pelas pet shops, você pode acrescentar em seu portfólio alguns itens bem interessantes, que poderão alavancar suas vendas. Seguem alguns exemplos:

Happy Day

O dono deixa seu cão na loja por um dia, para que ele se divirta com outros animais.

Academia para cachorros

São treinamentos específicos que visam melhorar o comportamento dos cães, fazendo com que eles gastem energia, amenizando problemas de hiperatividade ou agressividade.

Tratamento terapêutico

Massagens terapêuticas para deixar o animal mais tranquilo, como o shiatsu.

ebook Guia gestao de vendas b2c

Conheça seus clientes e almeje sua satisfação

Organize um cadastro com o nome de seus clientes e do seu animal. Não se limite a colher somente informações cadastrais básicas: procure acrescentar dados como raça do animal, idade, tipo de produtos mais adequados para o tratamento, informações sobre a alimentação de cada um, e tudo o mais que você considerar relevante. Ofereça um tratamento personalizado, dando a devida atenção a cada detalhe e preocupando-se com o animal enquanto ele estiver sob seus cuidados. Esse tipo de tratamento irá transmitir aos clientes a seriedade do seu negócio, e será um importante fator de fidelização.

Além disso, pesquise sobre os seus clientes, os donos dos bichinhos. Faça contato com eles depois de cada venda de produto ou serviço, veja como pode deixá-los mais satisfeitos da próxima vez e promova ações de fidelização, como cartão fidelidade, e-mail marketing em datas comemorativas, etc. Um cliente satisfeito certamente voltará a sua loja, além de indicar novos contatos.

Use a tecnologia a seu favor

É possível conhecer e atender aos anseios de seus clientes, de forma que seu petshop tenha um diferencial competitivo que vai destacá-la entre as demais. Para gerenciar as informações recolhidas sobre seus clientes e automatizar a gestão da sua loja, você já pode contar com softwares de gestão específicos para o nicho das pet shops.

Com disposição e criatividade, tenho certeza que você terá muito sucesso! Deixei algo de fora? Além dessas dicas, o que você considera importante para superar a expectativa dos clientes? Deixe aqui seu comentário!

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos