Para entender como está seu negócio, é preciso entender o comportamento financeiro dele. Veja algumas dicas:

Sei que não dá para exigir muito do empreendedor, que vive atolado com todos os variados tipos de demanda do negócio próprio. Contudo, existe um tipo de análise que deve ser priorizada e que, ao menos comigo, mudou totalmente o modo de pensar a minha empresa e planejar estratégias: a análise de desempenho.

Sabe aquele monte de informação do que entra e do que sai de dinheiro da companhia? Quando vira o mês, ele não deve ser jogado fora mas, sim, utilizado para identificar o comportamento financeiro, se as vendas aumentam ou diminuem e em qual proporção, se os custos estão sob controle ou crescendo demais e, ainda, identificar porque determinado mês foi melhor do que outro.

Saiba Mais

Empreendedor: largue o osso operacional para comer o filé estratégico

10 conselhos para evitar riscos trabalhistas

Apenas olhando o comportamento passado é possível identificar se o presente está indo bem ou se dá sinais de preocupação.
Para isso eu nem entro em detalhes muito técnicos ou conceitos financeiros avançados. E se você não tiver uma ferramenta de gestão que crie esses dashboards para você, o próprio Excel, com um pouco de habilidade de quem o usa, pode ajudar (apesar de ser muito importante que você migre pra uma ferramenta de gestão mais segura, no caso de uma queda de energia ou perda do computador, por exemplo).

Avaliando os números, eu consigo correlacionar os dados básicos, de quanto entrou e quanto saiu, com o que ocorreu na companhia. Em abril, por exemplo, eu demiti meu gerente (o que elevou meus custos com rescisão contratual e impactou diretamente em meu faturamento que vinha crescendo, em abril e maio). Em junho, chegou meu novo gerente, mais caro (veja que a média de despesa era de R$ 5 mil e agora é de R$ 6mil), mas, em compensação, o faturamento aumentou.

Estes são apenas alguns exemplos de como é possível fazer a leitura das finanças da sua empresa. Quando falamos de números, as opções de avaliação e correlação são inúmeras.

Por que é importante?

As finanças são um reflexo do que acontece no seu negócio. Com mais informações em mãos, melhor fica sua habilidade gerencial!

Matérias relacionadas:

Fiscal e tributário

VER todos