C

om os incentivos para empreendedores individuais e pequenas empresas nos últimos anos, diversas pessoas resolveram arriscar a abrir o seu próprio negócio. No entanto, nem todas tiveram em mente algumas tendências que impactam diretamente nos primeiros anos de suas respectivas empresas.

Segundo dados do Governo Federal, mais de 1,3 milhão de empresas foram criadas no primeiro quadrimestre de 2022. Ainda com base nas informações apresentadas pelo Ministério da Economia, aproximadamente 541.884 fecharam no mesmo período, representando aproximadamente 40% do total de empresas abertas no período.

Apesar dos dados serem favoráveis, mostrando que a maior parte das empresas continuam abertas durante os primeiros 4 meses do ano de 2022, o fato de aproximadamente 40% dos negócios fecharem serve de alerta. Afinal, é preciso que o empresário fique de olho nas tendências para evitar que a sua empresa faça parte dessa estatística negativa.

Enfoque em sustentabilidade

O primeiro trend que vale a pena prestar muita atenção é o aumento do enfoque em sustentabilidade por parte dos consumidores. Atualmente, empresas que contam com selos que reforçam o seu compromisso com o meio ambiente têm ganhado mais espaço nas cestas de compras dos consumidores.

A importância para com as mudanças climáticas e o compromisso ambiental devem ser o foco da empresa desde a criação do seu nome até suas campanhas de marketing de retenção de clientes.

Felizmente o pequeno empresário já pode utilizar ferramentas online que ajudam na criação e desenvolvimento de sua marca com enfoque em sustentabilidade. Tecnologias como https://businessnamegenerator.com/pt-br/, por exemplo, ajudam a gerar nomes que estejam de acordo com tendências desse tipo.

Implementação de métodos de pagamentos alternativos

Outra tendência observada por especialistas em pequenas empresas é a inserção de métodos de pagamentos alternativos. Antigamente, empresas que aceitavam cheques, boleto bancário ou dinheiro já estavam de acordo com a maior parte da demanda dos consumidores por meios de pagamentos.

Por outro lado, o mundo avançou e novas tecnologias de pagamentos foram inseridas. Mais rápidas, fáceis e menos custosas, algumas dessas tecnologias não só ganharam popularidade em mercados locais, como também em todo o cenário nacional e internacional. No caso do Brasil, o Pix é um ótimo exemplo.

Além de ser um sucesso no Brasil, o Pix também ganhou espaço no mercado internacional, com países como os Estados Unidos e a Colômbia criando mecanismos de pagamentos que têm como base o já muito popular pagamento brasileiro. Atualmente, lojas que não oferecem esse método de pagamento podem perder clientes rapidamente.

Contato pessoal com os clientes

Outro trend para pequenas empresas é considerar a personalização de suas atividades de marketing e o contato pessoal com os clientes. A utilização de ferramentas de automatização são importantes para os processos internos, mas não devem ser priorizadas no contato com o consumidor.

Os clientes estão muito mais exigentes do que anos anteriores e uma de suas maiores demandas é justamente serem tratados da melhor maneira possível e por humanos. Por isso, contar com um time de atendimento que tenha características relacionadas a essa demanda é essencial para o sucesso de um pequeno negócio.

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos