Empresário e Pessoa física

5 dicas para escolher uma plataforma online campeã para seu e-commerce

Escolher a melhor plataforma tem impactos diretos no sucesso de um e-commerce. A questão é que cada empreendimento virtual possui um tamanho, um fim e necessidades próprias. Por esta razão, o empreendedor deve ter cuidado em escolher a sua plataforma, dando atenção às características do seu negócio e funcionalidades da ferramenta. Pretende abrir um negócio na internet? Tem ideia de qual é a plataforma mais indicada para o seu site? Acompanhe minhas dicas de hoje e faça a melhor escolha!

Valor mensal

Trata-se de um ponto importantíssimo a ser levado em consideração no ato da escolha, pois é algo que reflete de forma direta na gestão financeira do negócio. São inúmeras as opções no mercado, tanto gratuitas quanto pagas. O que tem que ser ressaltado, é que nem sempre o melhor para o seu empreendimento é a opção mais barata. Já ouvi muitos casos que não deram muito certo, em que o barato acabou saindo caro em função dos serviços da plataforma não acompanharem o tamanho do negócio.

Avalie o custo-benefício, levando em consideração fatores como funcionalidade, suporte, testemunhos dos clientes, etc.

Customização

Quanto mais sua plataforma ficar com a cara do seu negócio, melhor ela será. Em uma loja no shopping, por exemplo, você pode escolher como será o mostruário, a fachada, as cores que darão a identidade do ponto comercial, enfim, todas as características que permitem dar identidade e personalidade ao empreendimento. Nas lojas virtuais, o mesmo princípio deve ser seguido, e o ideal é que a plataforma permita a edição das informações da forma que o empreendedor desejar. O oferecimento de templates pré-fabricados facilita muito o trabalho, assim como o limita. Lembre-se disso!

Recursos

Os recursos e as funcionalidades são as ferramentas que a plataforma oferece para que o gestor do site possa trabalhar. Os exemplos clássicos são as listas de desejos, carrinhos de compra, controle financeiro e gestão de estoques, recomendação da loja, comparação de preços, entre outros. Avalie tudo aquilo que a plataforma proporciona, de modo a facilitar a vida do gestor, assim como para cativar o cliente.

Integração

Uma questão muitas vezes deixada de lado, mas de muita importância, é o nível de integração da plataforma. O que deve ser avaliado nesse aspecto é se a plataforma possui integração com serviços como os sistemas antifraude, Correios, serviços bancários, redes sociais, certificações de segurança, informações da transportadora, etc. Estes fatores fazem toda a diferença na reputação do seu negócio, assim como na qualidade dos serviços prestados.

Opções de pagamento

Com a competitividade cada dia mais acirrada no mundo virtual, um fator que faz toda a diferença no momento em que o cliente escolhe uma loja virtual para fazer as suas compras, são as formas de pagamento oferecidas. Desta forma, faça a opção por uma plataforma que tenha condições de oferecer as mais variadas opções de pagamento, como cartão de crédito, débito em conta, boleto, PayPal e similares, etc. Esta é uma questão de grande impacto no ticket médio do e-commerce e nas conversões.

Então, recapitulando: na hora de escolher uma plataforma campeã, as seguintes perguntas devem ser respondidas:

  • É possível personalizar a plataforma?
  • É uma interface simples?
  • É adequada para navegação em gadgets móveis?
  • São boas as ferramentas de gestão?
  • O visual atrai?
  • Qual é o seu nível de integração com serviços e mídias externas?
  • Seus planos de marketing serão atendidos com a escolha desta plataforma?
  • O suporte oferecido é satisfatório?
  • Funciona bem em todos os navegadores?
  • Possui formas de pagamento variadas?
  • As técnicas de SEO são aplicáveis nesta plataforma?
  • Outros gestores de e-commerce a recomendam?
  • Os recursos e funcionalidades lhe atendem?

Se as respostas foram todas positivas, você encontrou a plataforma de e-commerce ideal ao sua loja virtual! Agora que você já sabe tudo para escolher a plataforma online certa, aproveite os comentários e compartilhe as suas dúvidas e experiências. Converse comigo!

You Might Also Like