E

m tempos de pandemia ou tempos conturbadas como os que temos vivido muitas pessoas aproveitam para empreender. Isto acontece por motivos diversos que vão desde uma demissão ou por pura e simples vontade de empreender.

Mas e pergunta que fica no ar é sempre a mesma? Como começar a empreender? Principalmente se eu não tenho dinheiro e ou experiência sendo meu próprio chefe. Neste momento você deve ponderar o seguinte fato, quanto menor o investimento inicial menor vai ser o seu risco. Dito isto, que tal iniciar um negócio com um investimento de R$ 250,00?

O modelo de venda direta é ideal para quem quer começar um negócio, tem pouco dinheiro e pouco experiência. A  venda direta é  considerada um reflexo do espírito americano de individualidade e independência que ressoa globalmente.

Este canal de vendas se iniciou depois que a Guerra Civil devastou o Sul dos EUA e muitos jovens, incapazes de pagar o ensino superior, começaram a vender Bíblias de porta em porta. Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, e ao reconhecer o uso compartilhado de “agentes de vendas” para vender produtos várias empresas começaram a buscar estes “vendedores de bíblias” para vender seus produtos também.

No Brasil várias empresas usam este canal para vender seus produtos contando com empreendedores individuais. Para começar um negócio neste modelo é preciso escolher uma marca ou um segmento de produtos no qual você tenha afinidade.

Segundo dados da ABEVD – Associação Brasileira de Venda Direta os segmentos mais fortes são Cosméticos (52% das vendas), Roupas e Acessórios (22% das vendas) e Alimentos e Bebidas (4% das vendas).

Ainda segundo dados da associação os empreendedores que atuam neste segmento utilizam Internet, redes sociais e WhatsApp como as principais ferramentas para vender. Já o faturamento varia muito de acordo com a quantidade  de horas trabalhadas por dia e o empenho de cada empreendedor.

Para saber mais sobre o universo da Venda Direta o canal @vdnaveia no TikTok e instagram traz conteúdos riquíssimos sobre o assunto e que podem te ajudar muito.

Gostou do artigo? Quer aprender mais sobre Marketing e Vendas? Então passa lá no site da Hawk Marketing para você aproveitar diversos conteúdos preparados para te ajudar a alavancar suas vendas e te destacar no mercado!

Matérias relacionadas:

Vendas

VER todos