A tecnologia avança de maneira significativa e evolui mais rápido do que a capacidade humana. Ela também nunca esteve mais perto de um clique, já que é possível realizar várias ações através de aplicativos ou programas instalados no celular. Tarefas que há tempos atrás eram inconcebíveis que fossem feitas de maneira remota.

Uma das principais e mais revolucionárias são as transações financeiras. Tratar com dinheiro sempre exigiu um reforço na segurança e cuidados que as instituições financeiras precisavam manter sob controle. E para isso sempre adotaram medidas de segurança que garantiram que seus clientes fizessem suas transações correndo o menor risco possível. Com o avanço das tecnologias, tanto os métodos de segurança quanto o acesso foram sendo também adaptados tendo em vista a melhor experiência do cliente.

Atualmente é possível fazer, através do Internet banking ou aplicativo móvel, quase todas as atividades que antes só era possível presencialmente: entrar na conta, consultar saldos, realizar pagamentos, fazer transferências, realizar empréstimos, tirar dúvidas ou até mesmo abrir uma nova conta bancária sem ser necessário se encaminhar a uma agência.

A relação com o cliente foi ampliada com a criação dos bancos digitais, que não possuem agências fixas e que chegaram para diminuir a burocracia nas transações e aumentar a rapidez nos serviços. Esses bancos podem ser acessados  de qualquer lugar, a qualquer hora, e em total segurança de dados.

Além do autoatendimento, há também a possibilidade de realizar investimentos. Antes destinados a um público específico, esses serviços estão disponíveis através de parcerias entre bancos e corretoras, podendo ser acessados também através de um celular.

Uma dessas parcerias recentes foi assinada pela Nubank, que adquiriu a Easynvest e está unindo as duas plataformas. Com isso, indicam os melhores investimentos de acordo com o perfil dos seus usuários. É a chamada desburocratização dos serviços, que passam a ser adaptados às necessidades do investidor, e amplia também o acesso às informações.

Dentre os investimentos que podem ser feitos, estão os mais tradicionais como Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, e os mais arrojados, através da compra de ações.

Outra atividade que cresceu, sobremaneira no último ano, foi o comércio online. Se antes os shoppings eram a primeira opção para compras, com o avanço da pandemia e mais pessoas em casas, o comércio online experimentou um grande crescimento. Grandes lojas como Magazine Luíza e  Lojas Bahia ampliaram seu comércio e plataformas internacionais como Amazon alcançaram um público bem maior.

Uma pesquisa recente indicou que 7 em cada 10 consumidores realizam até cinco compras pela internet por mês. Dentre os fatores que levaram a isto está a segurança, com cerca de 87% dos consumidores se sentindo mais seguros para realizar compras pela internet e solicitar devolução ou troca dos produtos.  Ou seja, tanto nos  bancos quanto no comércio, tal movimento só foi possível através da evolução dos recursos de segurança virtual, necessária em todas as transações.

A segurança mudou de forma definitiva a forma como as pessoas lidam com o dinheiro e o tempo.

A tecnologia aplicada nos meios de entretenimento e viagens

A tecnologia está presente em vários ambientes, e é difícil manter-se desconectado, como podemos perceber, inclusive ao ler esta matéria. Ela está presente também na hora da diversão, já que atividades recreativas não podiam ficar de fora. Jogos tradicionais como dominó, caça-palavras, roleta e outros, passaram a ser oferecidos em muitas plataformas, muitas vezes gratuitamente. Basta uma rápida busca através das lojas de apps para verificar a variedade de jogos oferecidos.

O poker é outro jogo que chega com tudo aos aplicativos e sites. A Partypoker, por exemplo, criou um app de poker que possibilita uma experiência mais envolvente no jogo online. Através do aplicativo, o usuário pode escolher os níveis de competição, entrar nos mais diversos torneios e jogar com amigos, tudo isso a qualquer tempo e lugar.

Ainda sobre atividades recreativas, não há como deixar de fora as tão sonhadas férias. Antes, para fazer um pacote (voo e hotel), era necessário entrar em contato com uma agência de viagens. Hoje em dia há pessoas que ainda preferem manter contato com um agente que resolva pessoalmente aspectos de sua viagem. Mas para outro público, sobretudo aquele que busca promoções e melhores preços, é possível realizar as pesquisas de maneira prática e rápida.

E isto é feito através de plataformas que, após uma rápida pesquisa, mostram os voos mais baratos e com horários variados. Sites como o Google Flights, por exemplo, indicam valores de voos que podem ser encontrados em companhias aéreas, além de mostrar as condições de pagamento de cada uma.

Outra plataforma bastante conhecida é a Skycanner.  Nele o usuário pode ter acesso a pacotes promocionais de viagens, verificar as tarifas do mês e efetuar suas reservas com os parceiros (hotéis e companhias aéreas). Somente isso já diminui drasticamente o tempo de espera, já que a confirmação das reservas pode ser recebida segundos depois da operação.

Entre os bens mais buscados atualmente, o tempo talvez seja o mais caro. As pessoas estão em busca de produtos e serviços ágeis e que facilitem suas vidas. A tendência é que, com a garantia da segurança, mais e mais pessoas passem a utilizar-se de novas tecnologias. E este é um caminho sem volta.

Matérias relacionadas:

Tecnologia

VER todos