Muitas pessoas me pedem dicas sobre como montar uma estratégia de vendas B2C e, por isso, resolvi escrever o post de hoje! O modelo B2C, ou “business to consumer”, vem mudando de acordo com a nova realidade dos clientes. Se antes as empresas não pensavam tanto em personalizar o marketing e melhorar a experiência de compra, hoje em dia elas perceberam que, se não fizerem isso, estarão fadadas ao fracasso.
Mas para ter sucesso nessa área, é preciso se planejar muito bem! Por isso, preparei essa lista com dicas para você montar uma estratégia de vendas B2C, que vai ajudá-lo a aumentar sua produtividade, otimizar seus processos e, consequentemente, melhorar suas vendas. Confira:
Construa “personas”
Como eu já havia dito, a estratégia de vendas B2C tem foco total no cliente e, por isso mesmo, é imprescindível que a empresa conheça bem seu público-alvo. O que você precisa ter em mente é que o jogo mudou: agora é o consumidor que manda e ele tem acesso a todas as informações.
Uma ferramenta que pode ajudar muito nesse processo é a construção de “personas”, personagens fictícios que funcionam como representações das expectativas, desejos, emoções e características do seu cliente padrão.
Esse recurso te ajuda a se colocar no lugar do comprador e a pensar e agir diante do que ele gostaria e valorizaria. Considere essa alternativa: as empresas e setores de marketing conseguem ótimos resultados com ela!
Ouça seu cliente
Quem quer criar uma boa estratégia de vendas precisa construir espaços de diálogo com o consumidor e interagir com ele. Muitas empresas sonegam seu SAC, suas redes sociais e as reclamações no seu site, mas o fato é que essas informações ajudam bastante a realinhar estratégias e a personalizar seu atendimento em um B2C.
Redes sociais como o Facebook e o Twitter, por exemplo, servem para dar feedbacks completamente sinceros e naturais. Se você está em busca de boas recomendações e parceiros perenes, não sonegue essa verdadeira mina de dados: use-a com sabedoria.
Entregue o combinado
Outro ponto crucial para uma estratégia de vendas B2C está na qualidade dos produtos ou serviços que você oferece. Pouco adianta você criar estratégias de marketing sensacionais ou ouvir bem o seu público, se o que você está oferecendo for ruim.
Pense também em detalhes como a logística: os clientes estão cada vez mais exigentes, e um atraso pode fazê-los migrar para a concorrência antes do que você imagina. Já um comprador satisfeito tem grandes chances de se fidelizar e ajudar na construção de uma empresa de sucesso.
Estabeleça metas
Estabelecer metas é melhor maneira de conquistar um grande desempenho dentro de uma empresa. Elas ajudam a motivar a equipe de vendas e fazem com que os resultados cresçam em pouco tempo.
Institua alvos em curto, médio e longo prazos, acompanhando e ponderando sempre os saldos obtidos. Mas atenção a dois detalhes: tome cuidado para que seja algo tangível dentro da realidade do empreendimento no mercado e recompense seus colaboradores quando eles conquistarem os objetivos traçados.
Utilize métricas na sua estratégia de vendas b2c
Métricas também são essenciais para lapidar uma boa estratégia de vendas. Esses indicadores ajudam a informar como anda o desempenho de suas equipes e se os resultados estão sendo alcançado de acordo com as metas preestabelecidas.
Você pode escolhê-los de acordo com seu setor e seus interesses, mas alguns dos mais utilizados são: quantidade de vendas efetuadas, quantidades de vendas canceladas, ticket médio, satisfação dos clientes, devoluções etc. Com isso, você pode examinar se a estratégia montada está sendo eficaz, consertar pontos falhos e visualizar melhor o que está dando certo para sua marca.
Gostou das dicas? Então baixe agora meu ebook “Guia da gestão de vendas B2C” e saiba mais ainda sobre o assunto!