Tecnologia

A importância da conexão com a internet em cloud computing

A importância da conexão com a internet em cloud computing

Para ter acesso aos dados da nuvem, é preciso que você consiga acessar a web. Para isso, o serviço de internet que você contrata deve, minimamente, ser bom

Vocês sabem que o Vouclicar.com, site que vende aplicativos de gestão em cloud computing, é “primo” do Guia Empreendedor, porque ambos são iniciativas de uma empresa empresa, a Globalweb Corp. Uma dúvida que a equipe de apoio comercial do Vouclicar.com recebe, com frequência, é sobre o risco da nuvem.

Aproveitei, então, para escrever um post sobre isso. Pode-se afirmar que os riscos se baseiam muito mais na conexão de internet da sua empresa do que dos fornecedores de cloud em si. Para ter acesso aos dados da nuvem, é preciso que você consiga acessar a web. Para isso, o serviço de internet que você contrata deve, minimamente, ser bom. Quando a internet cair, não haverá acesso aos dados.

Em um bate-papo que tive neste ano com Almir Meira Alves, que é coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção 2.0 na FIAP, ele me explicou que o indicado é contratar um link dedicado de internet, que é mais caro do que o convencional, mas de qualidade superior (em São Paulo, por exemplo, custa uma média de R$ 300 por mega).

Proteção do SLA

Há ainda algo chamado de SLA (Service Level Agreement) nos contratos de cloud, que significa o quanto aquela empresa se compromete a entregar de estabilidade. Isso, obviamente, não engloba a sua conexão com a internet, mas sim panes ou problemas que o próprio fornecedor tenha com os servidores. Normalmente, o SLA de grandes marcas é superior a 99%, ou seja, as chances de quebra de fornecimento são muito baixas.

Vazamento de dados?

Existe também a preocupação com relação a vazamento de dados: invasões de hacker aos data centers dos fornecedores que façam com que as informações de sua empresa fiquem expostas. Isso pode acontecer com qualquer um, certamente. Mas uma coisa sobre grandes data centers é que os investimentos que eles fazem em segurança são infinitamente maiores do que aqueles que você conseguiria fazer para proteger o seu servidor dentro de casa.

Ajudou? Se tiver dúvidas, comente este post que toda seta-feira tem o #ClicoResponde!

 

Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

You Might Also Like