Empresário e Pessoa física

Gestão de tempo: 5 práticas que todo gestor deve ter

Gerar resultados é a meta de todos nós, empreendedores. Desde a hora que acordamos, o pensamento é um só: conquistar. E, muitas vezes, a impressão é de o tempo jogar contra os nossos esforços, já que 24 horas acabam sendo muito pouco para fazer tudo que precisamos.

Se para você o relógio se assemelha mais a um inimigo do que a um amigo, fique atento: ler o post de hoje fará toda a diferença. Listei para você as melhores 5 práticas de gestão de tempo. Confira!

1. Organize sua agenda

Quando os compromissos são tantos que fica até difícil decidir por onde começar a cumpri-los, a coisa certa a fazer é estabelecer uma agenda. Quando tomei essa atitude, as coisas passaram a fluir melhor, tanto na minha vida empresarial quanto na pessoal.

Não se deixe levar: organize seus compromissos. Coloque-os em uma ordem de prioridade, porém, tenha uma coisa em mente: mesmo o mais simples compromisso, se não for cumprido, se tornará uma pendência.

2. Não permita que tirem seu foco

Sabe aquele funcionário que, assim que você põe os pés na empresa, já te pede uns minutinhos? Pois é: além de tudo aquilo que não estiver agendado, e nem significar realmente uma urgência, ele precisará esperar para ser atendido.

Siga essa regra daqui por diante e empregue seu tempo nas atividades para as quais se programou. Afinal, você sai de casa para ser produtivo e vencer desafios, e não para gastar tempo em conversas intermináveis sobre assuntos menos urgentes.

3. Delegue tarefas

Empreendedor que teima em resolver tudo ele mesmo acaba sem tempo para nada. Então, sua produtividade fica comprometida e, é claro, sua saúde também. Sei que você quer o melhor para o seu negócio e, geralmente, o melhor está associado à sua presença, mas é impossível fazer tudo sozinho! Por isso, faça um exercício: comece agora a delegar tarefas.

Para alcançar uma gestão de tempo de acordo com as necessidades da sua empresa, e alinhada às suas próprias, ter colaboradores eficientes e confiáveis é meio caminho andado. A outra metade do caminho é você que trilhará, deixando de lado o hábito de centralizar os processos em si mesmo.

4. Abandone costumes improdutivos

Já reparou na quantidade de tempo que “jogamos fora” mantendo comportamentos improdutivos? Parar para um cafezinho e ver o tempo ir embora em uma conversa que não leva a nada, atender ligações que bem poderiam ter sido deixadas a cargo de outra pessoa, ficar preciosos — e intermináveis — minutos ouvindo da equipe relatos sobre fatos cotidianos sem implicações importantes… Essas situações lhe parecem familiares?

Já passei por todas elas. O bom foi terem me ensinado a bloquear costumes que significam desperdício de tempo. Tornei-me, com isso, mais objetivo, e comecei a valorizar meu tempo. Dessa maneira, pude usá-lo com o que realmente importa: o crescimento saudável da empresa e minha vida pessoal.

5. Tenha critérios firmes no seu dia a dia

Ser criterioso no dia a dia significa saber avaliar e escolher aquilo que verdadeiramente merece ocupar tempo. Tenha muito claro quando uma tomada de ação se faz fundamental, seja ela uma reunião com a equipe, atender um cliente pessoalmente ou ligar para um fornecedor. Em qualquer situação, faça a si mesmo uma pergunta: isso é producente? Se a resposta for positiva, execute a ação. Caso contrário, abandone-a!

As dicas que dei a você são minhas preciosas aliadas na gestão de tempo. E aqui vai “o pulo do gato”: adote um sistema de gestão empresarial. Ele vai te ajudar a otimizar processos e poupar muito do seu tempo. E como economizar tempo é lucro certo, todo investimento feito nesse sentido acaba recompensado!

Comece agora mesmo a ganhar tempo e conte aqui para nós qual a sua iniciativa para administrar melhor sua rotina!

You Might Also Like