Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo

Conheça o impacto da cultura organizacional no sucesso da empresa

Cultura Organizacional

Você pode nunca ter reparado, mas saiba que a sua empresa dispõe de um elemento fundamental no sucesso dos negócios: trata-se da cultura organizacional, que está presente no DNA de qualquer grupo empresarial — de pequeno, médio ou grande porte.

Mas, o que é isso? Neste post, vamos conversar um pouco mais sobre a cultura organizacional e sobre como ela influencia tudo o que ocorre na sua empresa, desde os processos mais rotineiros até o fechamento de negócios estratégicos.

O que é cultura organizacional?

Toda empresa tem um DNA, que está ligado a diversos fatores. O primeiro, e talvez mais importante deles, é justamente a sua identidade como empresário. Os valores que você trouxe como cidadão, ao fundar a sua empresa, definem o modo de atuação dela no mercado e também a maneira como a sua equipe percebe e identifica-se com todos os processos internos.

Portanto, a cultura organizacional é a identidade da empresa. Trata-se daquilo que a define e da forma como ela é vista, tanto de fora quanto de dentro.

Como definir a cultura organizacional?

Em geral, a cultura da organização se forma naturalmente. Se você tem dificuldades para enxergar qual é a identidade da sua empresa, vale ficar atento a alguns fatores que podem ajudá-lo.

Posicionamento diante do mercado

A forma como a sua empresa se posiciona perante seus concorrentes e clientes dá indícios claros de qual é a sua cultura. Ela pode ser mais agressiva, mais conservadora ou mais moderada. Mas sempre será a melhor forma de definir a sua cultura organizacional.

Políticas internas

Políticas de comunicação, tecnologia, vestuário e gestão de pessoas estão entre aquelas que ajudam na definição da cultura. Isso porque trazem normas de conduta que, em geral, apontam para a identidade da empresa e para a forma como você, como empresário, deseja que seus negócios sejam conduzidos.

Normas de recrutamento

Geralmente, as empresas definem um perfil padronizado para a sua equipe de trabalho. Esse perfil está diretamente ligado à cultura organizacional, já que o ideal é trabalhar com colaboradores que tenham mais facilidade em aderir aos planejamentos, metas e objetivos da organização.

Definições sobre produtos e serviços

O que você negocia e a forma como negocia estão intimamente relacionados à cultura organizacional da sua empresa. A política de produtos e serviços segue o DNA da companhia em todos os seus aspectos.

Como a cultura organizacional afeta o trabalho das pessoas?

Como já foi dito, a cultura organizacional define a maneira como a equipe de trabalho deve se portar. E isso se dá não apenas na rotina do dia a dia, mas na execução do planejamento estratégico. Afinal de contas, a forma como a organização pretende atingir suas metas dá o tom do esforço e do trabalho de cada um e esse é um retrato perfeito da cultura organizacional.

E aí, viu só como a cultura organizacional é fundamental para o seu negócio? Se este post tiver sido útil para você, compartilhe-o com seus amigos, nas suas redes sociais, e ajude mais pessoas a entenderem a importância desse conceito determinante para a sustentabilidade das empresas!

You Might Also Like