Finanças e Tributos

Como organizar o financeiro de uma empresa?

Hoje eu quero conversar com você que começou seu pequeno negócio e está super empolgado com isso! Mesmo que você ainda trabalhe de forma integral em outro lugar, esse é o seu projeto, é o seu início — e, como todo empresário, você quer ver o crescimento da empresa que está criando, certo?

Principalmente nessa nova fase, é muito importante evitar alguns erros que podem complicar a sua vida. Tenho percebido que é fundamental que os novos empresários e empreendedores saibam como organizar o financeiro de uma empresa e, por isso, selecionei alguns tópicos que vão ajudar você a começar bem.  Vamos a eles?

Separe as contas da empresa das suas contas pessoais

Pode parecer meio desnecessário no início, mas quanto antes você separar as contas da empresa das suas contas pessoais, antes você vai passar a tratar seu negócio como algo sério.

Abra uma conta corrente e poupança somente para uso de negócios e use um cartão de débito somente para esses fins. Se possível, deposite cerca de 25% dos seus faturamentos mensais nessa conta. Você vai precisar para pagamentos e impostos e, no fim, não vai levar nenhum susto.

Organize seus documentos

Você precisa manter a organização do seu negócio, e um grande volume de papéis pode fazer você se perder na hora que mais precisar.

Mantenha seus documentos separados por grandes categorias, como, por exemplo: contabilidade, extratos bancários, correspondências, marketing, dados de funcionários, contratos etc. Pode apostar que isso vai fazer uma grande diferença!

Analise sua produtividade

Há diversos aplicativos online para controlar sua produtividade, organizar seu passo a passo e avaliar a quantidade de tempo que você precisa para fazer determinadas tarefas.

Em todo início de negócio, essa é uma etapa importante, apesar de muitas vezes ser deixada de lado. Esse item é importante para que você tenha controle de quanto tempo e dinheiro precisa investir em cada tarefa. E não só isso: também ajuda caso você contrate funcionários e precise explicar para eles como sua metodologia funciona.

Mantenha tudo na ponta do lápis

Disponha de pelo menos 15 minutos semanais para analisar, melhorar, anotar e controlar tudo que aconteceu na sua empresa. Anote gastos, entradas e saídas de caixa, cobranças e pagamentos futuros. Rastrear o financeiro de uma empresa e saber seus próximos passos é fundamental!

Há também a chance de bons insights surgirem nesse tempo em que você se dedica única e exclusivamente ao seu negócio. Não deixe que nada tire sua concentração nesse período.

Não se arrisque

Se você não se sente seguro para fazer a contabilidade da sua empresa, saiba que essa é uma área onde não se pode cometer erros. É tentador economizar dinheiro e querer deixar esse serviço de lado, mas no fim das contas a sua dor de cabeça pode ser enorme.

Contadores têm sido grandes aliados de pequenas empresas, justamente por conhecer bem sua profissão e saber tudo sobre impostos, taxas e leis. Todos sabemos que não é nada bom ficar em dívida com a receita federal.

Parece bastante coisa e, no começo, pode ser que você não goste de fazer todas essas tarefas. Mas você pode ficar surpreso: manter a organização do financeiro de uma empresa pode transformar você em um grande empreendedor. Você não tem nada a perder! Certamente suas habilidades vão crescer e sua visão de negócios também.

You Might Also Like