Finanças e Tributos

Como aumentar sua receita pela gestão de vendas

O assunto que trago para vocês no post de hoje é de extrema importância para qualquer empreendedor: a gestão de vendas. O objetivo de toda gestão é, como você sabe, o crescimento através de esforços organizados, tanto do administrador  quanto de sua equipe. E, tendo em mente que uma boa gestão de vendas deve ser capaz de tornar seu negócio mais atrativo, e aumentar a clientela, apresento neste post as práticas campeãs para aumentar a receita da sua empresa. Vamos lá!

Tenha um bom plano de vendas

Para se chegar a um determinado ponto, é necessário, antes de mais nada, defini-lo. Ter uma meta e decidir quais os melhores meios para alcançá-la são as primeiras ações que você precisará tomar para estabelecer seu plano de vendas.

Conhecer seu público-alvo, as necessidades que ele têm e oferecer produtos que possam atendê-las são partes importantes do planejamento de vendas. Ficar de olho na concorrência — o que ela faz, como faz e onde pretende chegar — foi outra coisa que aprendi ser elementar.

Invista na qualidade do seu produto

Para fazer uma excelente gestão de vendas, é fundamental trabalhar com qualidade. Nos produtos comercializados, serviços prestados, atendimento… Enfim, em cada elo da corrente que elevará sua empresa ao patamar que você quer que ela ocupe.

Para te ajudar a enxergar o que pode agregar valor aos seus serviços ou produtos, trouxe aqui para você o que percebi gerar valor à minha empresa:

  • todos os atendimentos têm como foco a satisfação plena do cliente;
  • cada um dos meus funcionários é responsável por uma parte da operação;
  • simpatia e cordialidade são palavras de ordem na minha empresa, assim como rapidez e agilidade;
  • todos os canais de comunicação interpessoal — com a equipe e de atendimento aos clientes — ficam permanentemente abertos.

Monte uma estratégia de marketing

Para se destacar entre as muitas empresas do mesmo setor que o seu e convencer o consumidor a comprar os produtos que oferece, é preciso mais do que abrir as portas e ficar disponível. Você precisa conquistar seu consumidor!

Para conseguir essa vitória, pense em ser relevante no cotidiano desse consumidor com seus produtos ou serviços. E como saber o que ele considera relevante? Pesquisando!

Dois importantes pontos que devem estar em sua pesquisa:

  • Conhecer a real necessidade do consumidor em relação ao seu produto ou à utilização do seu serviço
  • Saber se o preço do produto/serviço oferecido por você cabe no orçamento do público ao qual se destina

Uma maneira eficiente de aumentar os ganhos é direcionar sua energia à atração de clientes e à sua fidelização. Assim, eles experimentarão seus produtos/serviços e continuarão a comprá-los e utilizá-los sempre.

Pois é, empreendedor. Com a concorrência cada dia mais agressiva, adotar as melhores práticas de gestão de vendas é até mesmo uma questão de sobrevivência para as empresas.

Isso vale para negócios de qualquer porte, mas no caso da micro e pequenas empresas, a coisa é mais séria ainda. Não dá mais para enxergar a venda como algo natural, consequência de ter um bom negócio: atualmente, marcar presença é tão importante como abrir as portas todos os dias.

Presença digital, inclusive: criar uma fanpage no Facebook para seu negócio, ou um blog repleto de informações e imagens atraentes —  e relacionadas aos seus produtos ou serviços, claro! — são formas de fazer mídia com uma ótima relação custo-benefício.

Gostou das dicas? Então baixe agora meu ebook “Guia descomplicado da gestão de vendas B2C” e saiba mais ainda sobre o assunto!

You Might Also Like