O empreendedorismo é algo que está bastante em voga nos últimos tempos. Em função das muitas discussões que vêm sendo propostas sobre o assunto, muita gente fica confusa a respeito de alguns tópicos paralelos ao tema. Por exemplo, muitas vezes confundem o conceito de “empreendedor” com o de líder. Apesar de serem próximos, suas características são bastante diferentes.

De maneira geral, existem inúmeros casos de pessoas que empreendem e se tornam grandes líderes, mas há pessoas que são ótimas empreendedoras, mas que não sentem que têm poder de liderança, ou vice-versa. Para desfazer essa confusão, selecionei neste artigo alguns atributos que são inerentes ao bom líder e ao bom empreendedor, para que você possa fazer uma avaliação da sua atuação em ambos os papéis com intuito de diagnosticar os pontos a serem melhorados na sua performance. Confira!

Empreendedorismo e liderança: semelhanças

Os dois papéis têm a ver com poder, mas se desenvolvem de forma distinta. Enquanto o empreendedor motiva as pessoas a fazer, o líder tem a função de inspirar. O poder do empreendedor está relacionado ao seu conhecimento e propriedade em relação a um assunto. O líder, por sua vez, tem seu poder concedido pelas pessoas, em função da sua autoridade moral, sua capacidade de cooperação e empatia. Basicamente, o líder é alguém que consegue juntar várias pessoas em torno de uma causa ou motivo, inspirando-as a atingir seu potencial total. O empreendedor também busca isso, mas o faz através da demostração da importância que as ações das pessoas têm para o sucesso do projeto.

Ao mesmo tempo que impulsionam as pessoas, os dois precisam achar dentro de si uma forte motivação e crença no que estão buscando atingir. Precisam ter uma forte autoestima e grande capacidade de superação de obstáculos. Apesar disso, o líder procura evitar o erro e busca agir com parcimônia, de forma a garantir que suas ações tenham o resultado almejado. Por sua vez, o empreendedor é mais destemido e reage de forma mais natural ao erro, aprendendo com ele e entendendo-o como parte de sua função.

Empreendedor e líder: distinções gerais

De maneira geral, o empreendedor é aquele que está sempre em busca de inovações que vão além do senso comum. Portanto, sua principal característica é não se adequar a rótulos enquanto se empenha em desenvolver novos projetos, novas estratégias e novas formas de agir. Já o líder, por sua vez, busca envolver as pessoas que estão inseridas no ambiente, seja ele empresarial ou não, e influenciá-las de acordo com as necessidades da empresa ou comunidade.

Num contexto mais amplo, o líder geralmente tem mais paciência e acredita na obtenção de resultados a longo prazo, com o aperfeiçoamento e fortalecimento pessoal do indivíduo. Já o empreendedor, no constante desejo por mudança, age com mais prontidão e é mais propenso a ser ansioso. Almeja resultados rápidos e por causa disso toma atitudes mais ousadas e dinâmicas.

O bom empreendedor tem que buscar ser um bom líder

Apesar das diferenças que os perfis mostram, um empreendedor que almeja ter sucesso com sua ideia precisa desenvolver seu senso de liderança, para motivar as pessoas que estão envolvidas no projeto a alcançar o potencial máximo e também os melhores resultados.

Por outro lado, se você for um empreendedor e sente que o relacionamento humano não é a sua especialidade, isso não é um grande problema. Basta que você tenha pessoas em sua equipe que consigam agir como líderes. Complementar habilidades é o que faz as empresas serem bem-sucedidas!

E aí, agora que você já sabe a diferença entre líder e empreendedor, com qual papel você se identifica mais? Você sente que é um bom líder? Quero saber sua opinião sobre o tema: deixe seu comentário!

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos