Empresário e Pessoa física

Você sabe como montar uma pequena empresa?

Você sabe como montar uma pequena empresa?

Ser seu próprio chefe, trabalhar com o que gosta ou encontrar uma saída para a crise são alguns dos motivos que levam muitos a se arriscar todos os dias para abrir um negócio próprio. Mas, nesse estágio inicial qualquer erro pode ser fatal, e como eu quero ver o empreendedorismo vencer, resolvi te mostrar como montar uma pequena empresa.

Vamos lá? Continue acompanhando as minhas dicas!

Tenha um problema para resolver

Uma coisa que observei ao longo da minha carreira é que todo negócio que se preze tem uma proposta bem clara para resolver um problema específico.

É muito comum ver empreendedores de primeira viagem tentarem fazer um pouco de tudo porque não conseguem definir exatamente o que o negócio vai ser, e alguns até alegam que é preciso diversificar para ter sucesso hoje em dia.

Mas, na verdade, é preciso fazer primeiro o famoso “arroz com feijão”, e entender qual será o foco principal da sua empresa.

Pesquise como outros estão resolvendo esse problema

Já descobriu qual é o problema que o seu negócio vai resolver? Ótimo! Agora é hora de estudar como outros já estão fazendo isso: quem são seus concorrentes? Como eles atendem ao mercado? Eles colaboram entre si ou não tem papo?

Saber de tudo isso vai te ajudar a ter noção das águas em que está navegando: como os clientes pensam, erros que podem ser evitados e boas práticas a seguir para evitar dor de cabeça depois.

Descubra como se destacar no mercado

Outro ponto importante da análise da concorrência é que isso vai levá-lo a descobrir como a sua empresa pode se destacar.  Pense bem: como eu poderia atrair a atenção dos clientes e, por fim, fidelizá-los? Qual é a maior reclamação deles no momento e como a minha empresa poderia sair na frente nesse ponto?

Se o problema são preços abusivos, por exemplo, trabalhe para oferecer algo mais em conta. Se o atendimento é fraco, faça disso seu diferencial. A qualidade dos concorrentes deixa a desejar? Aí está sua carta na manga!

Não ignore a burocracia

A parte burocrática muitas vezes é chata, eu sei. Mas é também necessária para que a sua empresa opere legalmente e não acabe tendo problemas com a justiça.

Pensando nisso, procure se informar sobre os procedimentos legais sobre como montar uma empresa e segui-los de perto. Deixar isso de lado só para economizar no início pode custar bem mais caro depois.

Além disso, lembre-se de manter em dia a gestão do negócio, como parte financeira, recursos humanos e assim por diante.

Invista na divulgação do negócio

Para dar certo, seu negócio precisa ser visto, o que significa planejar e realizar um trabalho de divulgação inteligente, que seja capaz de alavancar as vendas e contribuir para uma relação duradoura com o público. Ferramentas do marketing digital, como produção de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais, têm se mostrado muito eficientes.

Saber como montar uma pequena empresa envolve muito mais do que ter um bom produto e estar disposto a ajudar os clientes. É muito importante conhecer o negócio como um todo, desde a parte burocrática até a gestão no dia a dia, para saber como agir no mercado e conseguir bons resultados.

E você, já enfrentou dificuldade com algum desses pontos ao montar sua empresa? Como está sendo a jornada com o novo negócio? Conte pra mim nos comentários!

You Might Also Like