Empreendedorismo

Você mede a satisfação de seu cliente? Nosso estudo diz que você deveria.

Trabalho duro, ideias inteligentes e perseverança. Tudo isso não conta? Claro que sim! Mas ouvir seus clientes é um ponto crítico para fazer com que todo aquele trabalho extra e grandes ideias tenham realmente impacto

Nós da SurveyMonkey estamos muito felizes com a parceria com a Vouclicar.com – Temos certeza que conseguiremos juntos democratizar o acesso às melhores ferramentas de tomada de decisão e gestão para milhões de empreendedores brasileiros. Para inaugurar esta nova fase, temos o orgulho de compartilhar neste artigo a importância de medir a satisfação dos clientes.

Utilizando a SurveyMonkey, nós entrevistamos cerca de 300 gerentes e donos de pequenos negócios para saber como eles medem a satisfação dos clientes. Os resultados? 83% dos empresários que se descrevem como “bem sucedidos” medem a satisfação de seus consumidores.

Ganhe perspectiva e defina objetivos ao ouvir seus clientes

Enquanto 60% das pequenas empresas medem a satisfação, cerca de 35% definem objetivos ou a performance de benchmark. Nós consideramos que é importante fazer ambos para dar um contexto aos seus números. Por exemplo, caso 70% de seus consumidores se descrevem como satisfeitos, isso é uma boa coisa ou significa que você está perdendo oportunidade de negócios? E como isso se compara aos seus concorrentes? Criar um benchmark é importante para entender o que seus números realmente significam.

Como as pequenas empresas conseguem feedback?

Claro, nós achamos que pesquisas são uma ótima maneira de conseguir feedback, mas existem diversas formas de ouvir seus clientes. Aqui estão os favoritos dos respondentes:

Tipos de Pesquisa - SurveyMonkey

 

Nós ficamos felizes em saber que pesquisas estão em primeiro lugar, mas existem diversas boas maneiras de conseguir dados. Questionários, entrevistas com os consumidores, formulários de fale conosco e monitoramento de redes sociais são usadas, cada uma, por mais de 30% das pequenas empresas para coletar informações dos clientes.

Diversas pequenas empresas também vêem valor em outras formas de escutar, como compartilhar informações de equipes de venda e equipes que prestam serviços ao consumidor. O modo que você os escuta pode variar muito, dependendo da forma de contato com o consumidor que você está focado.

Transformando opiniões em decisões

Então você conseguiu algum feedback dos clientes. E agora? Bem, 63% das pequenas empresas dizem que eles geralmente usam as opiniões coletadas para influenciar em decisões estratégicas.

Por outro lado, apenas 10% dos empresários não são capazes de usar feedbacks dos clientes para embasar suas decisões estratégicas. Em resumo, há uma conexão muito forte entre empresários que medem a satisfação dos usuários, usam feedback para desenvolver estratégias e no final vêem a si mesmas como bem sucedidas.

Quer mais uma razão para começar a mensurar a satisfação? Uma pesquisa independente mostrou que as empresas que perguntam aos seus clientes se estão satisfeitos, são as que mais tem chance de os satisfazerem de fato – ajam eles ou não com o feedback que eles recebem!

Desejamos que obtenha feedback de seus clientes para ajudar a sua empresa a tomar e executar excelentes decisões estratégicas e crescer.

You Might Also Like