Destaque, Empreendedorismo

Veja como a análise de mercado impacta na tomada de decisões de um negócio

Diariamente, eu recebo muitas dúvidas sobre como lidar com a concorrência e encontrar a forma correta de prospectar clientes. Bom, eu sempre digo que a concorrência é como aquela pessoa da família que não gostaríamos de ter por perto, porém, precisamos conviver com esse fato e nos adaptar à situação. Como fazemos isso? Simples: analisamos o que está ocorrendo e buscamos criar o menor impacto negativo possível.

Para tomar decisões acertadas em seu negócio, recomendo que use a mesma estratégia fazendo uma análise de mercado e vendo quais são as medidas mais adequadas a serem tomadas. Para te ajudar nesse processo, vou te dar algumas dicas muito bacanas:

1. Vá além de simplesmente conhecer o seu público

Direcionar o seu produto ou serviço para um determinado público e tentar compreender teoricamente o que ele procura não é o suficiente para se alcançar grandes resultados.

Digo isso porque eu como cliente sou um pouco chato e vivo mudando de ideia. Isso me faz ver que é necessário dar importância a esse fato, pois compreender os motivos do cliente ficar em dúvida, ir e voltar diversas vezes até comprar, perceber se ele prefere adquirir o produto de forma parcelada ou buscar um desconto à vista, é dar um passo além do comum e verificar os reais motivos que cercam uma venda, evitando assim cometer erros que possam melar o negócio.

2. Busque equilíbrio entre análises internas e externas

Tudo bem o que o Clico aqui não é um senhor de idade, mas já vi muitas vezes empresas se preocuparem mais com que as outras estão fazendo do que buscar compreender os seus processos internos.

Sei que toda análise interna tende a ser complexa, mas para isso existem muitos elementos facilitadores como sistemas de gestão que permitem apresentar indicadores de qualidade de forma muito mais eficiente e contribuem para um resultado final mais favorável.

3. Verifique o custo-benefício da otimização de processos

Eu sou suspeito para falar sobre a importância da tecnologia em nossas vidas, afinal sou vidrado nesse assunto. E acredito que toda empresa deve adotar uma postura similar e estar atenta a todas as novidades que o mercado oferece nesse nicho.

Uma empresa que investe em tecnologia é tida como descolada pelos clientes e tende a ultrapassar a concorrência com mais facilidade. Por isso, é importante analisar a melhor forma e momento de otimizar processos, investir em tecnologia e poder atender as demandas do público de forma mais qualificada (inclusive as minhas demandas, hehe).

Confie em mim, aplique essas dicas e verá o quanto isso contribui para uma análise de mercado mais funcional, o que consequentemente vai gerar uma tomada de decisões mais acertadas no cotidiano da sua empresa.

Já que o Clico te ajudou, agora é a hora de agradecer, não acha? Mas não diga um simples obrigado, em vez disso assine a nossa newsletter (nesse caso você sai ganhando de novo, afinal vai ficar por dentro de todas as novidades e receber artigos superinteressantes diretamente no seu e-mail)!

You Might Also Like