#ClicoResponde, Tecnologia

Utilize essas 7 ferramentas de produtividade e faça sua empresa crescer!

ferramentas de produtividade

Pode até parecer estranho, mas um dos melhores insights sobre produtividade que eu já vi por aí está em um filme de romance! Em “Antes do amanhecer”, um pequeno clássico lá dos anos 90, há uma cena em que o jovem Jesse (interpretado por Ethan Hawke) diz que uma das coisas que o deixa louco é o papo de que a tecnologia nos faz economizar tempo.

Para o personagem, isso não faz sentido porque, afinal, ninguém consegue usar de fato o tempo que foi economizado com o uso da internet ou dos computadores. Mas então, será que não existem ferramentas de produtividade que realmente melhoram a nosso desempenho e fazem com que as empresas cresçam de forma saudável?

A resposta é simples: claro que existem! E, para comprovar isso, traremos aqui uma lista com 7 aplicativos que irão aumentar a produtividade das suas equipes e fazer com que sua empresa cresça ainda mais. Continue lendo e confira!

Rescue Time

Em 2009, o Orkut ainda reinava absoluto como rede social favorita do público brasileiro, e nomes como Snapchat e Instagram sequer existiam no mercado. No entanto, mesmo com poucas opções, o nosso tempo gasto com esse tipo de site já passava das 4 horas e meia por mês, segundo uma pesquisa realizada na época pela Nielsen/IBOPE. Bem, se antigamente esse número já era bastante alto, imagine como é agora!

Quanto a isso, para saber se a sua produtividade está sendo atrapalhada por causa da timeline do Facebook ou dos grupos do Whatsapp, a melhor pedida é instalar o Rescue Time, um app que mede quanto tempo é gasto com programas e sites de trabalho, comunicação e entretenimento. Algo que, no final do mês, pode indicar se, de fato, você e sua empresa estão rendendo tanto como poderiam.

Forest

Percebeu que seu nível de produtividade pode não ser dos melhores? Nesse caso, uma boa dica para melhorar seu rendimento é instalar o app Forest. Diferente de outros programas de foco que existem por aí, o barato do Forest é que ele tem uma pegada mais gameficada, mais lúdica.

O que acontece aqui é o seguinte: você instala o Forest no celular ou no computador, e, quando começa uma tarefa, ele planta uma “sementinha virtual”. Se o usuário conseguir ficar pelo menos 30 minutos focado na tarefa, a plantinha cresce e vira uma árvore; se não conseguir, ela morre. Simples assim!

Trello

Sua empresa precisa lidar com vários colaboradores diferentes para vários projetos diferentes? Então, a melhor pedida para arrumar o meio de campo é usar o Trello, o famoso sistema que usa um esquema de gerenciamento de tarefas baseado em “listas”, em que é possível delegar trabalhos e administrar o andamento deles em uma só plataforma.

Toggl

Desenvolvido por uma equipe de programadores da Estônia, o Toggl é uma espécie de cronometro que é ligado quando a pessoa começa uma determinada tarefa e pausa ou para quando ela é concluída. Desse jeito, é possível saber ao certo quanto tempo foi gasto com cada projeto (ou partes dele) e até precificar melhor a hora trabalhada dos seus colaboradores.

Google Drive

Uma das coisas que pode atrapalhar bastante a produtividade da sua empresa é não ter um sistema que armazene todos os documentos importantes em um só lugar. Imagine só ter que pegar uma determinada planilha do Excel no computador de um gerente que faltou ao trabalho porque estava doente, imagens do projeto na máquina de outro funcionário, e ainda esperar o estagiário chegar à tarde para ter acesso à pasta onde ele salvou um dos documentos mais importantes? É muita dor de cabeça!

Por isso, nada melhor do que contar com aplicativos como o Google Drive, em que você não apenas consegue compartilhar os arquivos com toda a equipe (ou só com os colaboradores que desejar) como também pode ter acesso a tudo isso de qualquer lugar do mundo via internet. Uma ideia que ajuda não apenas a economizar tempo, mas também papel e dinheiro com impressão!

Weekdone

Instalou o Rescue Time, fez com que todo mundo focasse no trabalho com ajuda do Forest, dividiu as tarefas no Trello, monitorou o tempo com o Toggl e compartilhou tudo com o Google Drive? Ótimo! Mas será que todos esses apps estão fazendo com que sua empresa chegue onde é preciso para poder crescer? Só tem um jeito de saber isso: por meio dos KPIs, os indicadores-chave de desempenho!

Com ajuda desses indicadores, é possível ver se o seu negócio está de fato obtendo o retorno que deveria (como o aumento das vendas ou a diminuição no retrabalho das tarefas). E até para conferir isso existe um app que pode te ajudar. Nesse caso, me refiro ao Weekdone, um programinha em que você pode criar metas (tangíveis, claro) e medir o sucesso de cada uma ao longo da semana ou do mês.

Google Fit

“Espera ai, mas o Google Fit não é um programa de exercícios?” — Sim, isso mesmo. Mas quem disse que a prática de exercícios não pode influenciar na produtividade das suas equipes? De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, pequenas caminhadas ao longo dia, por exemplo, já são o suficiente para trazer os seguintes benefícios:

  • aumento da concentração
  • aumento da capacidade de memória
  • aprendizagem mais rápida
  • maior resistência mental a trabalhos
  • aumento da criatividade
  • redução do estresse

De olho nisso, várias empresas já estão criando programas internos que fazem com que os funcionários andem pelo menos alguns minutos durante o horário de trabalho. Algo que pode ser acompanhado por meio dos gráficos do Google Fit — que basta estar instalado no celular para acompanhar toda a movimentação ao longo do dia.

Viu só como não faltam ferramentas de produtividade por aí para que você possa tirar o melhor proveito da sua equipe e do seu negócio? Pois, então, que tal instalar algumas delas agora mesmo para ver que, sim, é possível usar a tecnologia para poupar tempo em nosso dia a dia?

E aí, curtiu a lista? Aproveite também para conferir outro post com as 5 dicas simples que fazem toda diferença na gestão de pessoas!

You Might Also Like