Desenvolvimento Humano

Gestão de pessoas: a importância de saber delegar tarefas

Para fazer a gestão de pessoas, fique atento: se você não consegue delegar tarefas, então o problema não está no funcionário, e sim em você.
Para fazer a gestão de pessoas, fique atento: se você não consegue delegar tarefas, então o problema não está no funcionário, e sim em você.

Quando você não consegue delegar tarefas, o problema não é com seu colaborador. É com você

“Quer saber? Deixe isso aí que eu mesmo faço. Vai ser muito mais rápido”

Durante os quase dez anos que trabalhei como funcionário em empresas privadas esta, certamente, foi a frase que mais odiei ouvir. No começo, quando um chefe me dizia isso achava que o problema era comigo. Saía de lá triste, julgando-me incapaz para realizar a tarefa.

Com o passar do tempo e ao passo que fui ganhando confiança, além de ter experiência com diferentes tipos de líderes, comecei a entender: o problema real em uma situação como esta era com o meu gestor, que não sabia delegar, e não comigo.

Atualmente, como empreendedor, tenho muito mais liberdade de agir. Mas nem por isso me esqueço deste ensinamento dos anos de vida corporativa, onde o medo de perder o cargo ou a simples incapacidade, infelizmente, costuma ser maior do que a vontade de passar conhecimento para alguém que está aprendendo.

Por isso, se você estiver ensinando algo a um colaborador e você precisar dizer “Quer saber? Deixe isso aí que eu mesmo faço. Vai ser muito mais rápido”, avalie se o problema é a pessoa ou você. Dou uma dica: o erro sempre será de quem não consegue passar a informação, não tem paciência para compartilhar conhecimento ou, ainda, contratou alguém não qualificado para aquele posto.

Acima de tudo, você decepciona aquele que está lá para aprender com você. Então, se você quer que sua empresa deixe de ser pequena e se pretende se tornar um bom gestor, será preciso, definitivamente, aprender a delegar.

 

Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

You Might Also Like

  • Ótimo texto! Muitos gestores tem problemas em delegar e não percebem o quanto isto é prejudicial para seu trabalho e para seus colaboradores. Acabam perdendo uma grande oportunidade não só de alavancar resultados, mas de criar em sua equipe um espírito de time, já que a delegação bem feita aumenta a confiança entre líder e liderado e estreita a relação de cooperação.