#ClicoResponde

Retorno do investimento: conheça o indicador que te ensina a medir!

Retorno do investimento

Uma das principais preocupações quando se abre um negócio é saber quando que ele vai cobrir os gastos de seu investimento inicial e passar a te dar lucro. Esse fator, muitas vezes, acaba sendo até o motivo de muitas pessoas não se arriscarem a empreender por não conhecer métodos que contribuam para calcular quando virá o retorno do investimento realizado.

Pensando em contribuir para minimizar essa inquietação, encorajar os que ainda não se aventuraram no mundo do empreendedorismo e auxiliar os que já estão nessa jornada, eu separei algumas informações preciosas que vão colaborar para que você consiga calcular seu payback. Confira!

O que é payback?

A definição deste termo corresponde ao cálculo do tempo que uma empresa ou projeto necessita para retornar ao investidor o capital inicial que foi investido. Há dois tipos de payback, o simples e o descontado.

O simples considera o valor que foi investido e as entradas no caixa. Quando o que entrar foi equivalente ou maior do que foi investido, é possível encontrar o tempo que demorou para isso acontecer.

Já o descontado considera uma taxa de juros, pois não consideram que uma quantia investida há 3 anos pode ser considerada exatamente a mesma alguns anos depois. Por isso, pode haver uma diferença dependendo de qual cálculo optar. Você pode calcular online.

Quais as vantagens do método?

O cálculo para se chegar no resultado é de fácil compreensão, o que facilita para o empreendedor. Com o método, é capaz de ter uma ideia do grau de liquidez da empresa e de alguns riscos do projeto.

É possível também utilizar o método como forma para ter mais segurança do rumo dos negócios da empresa, além de adequar possíveis estratégias quando concluir que os riscos são grandes.

Quais as desvantagens do método?

O payback não considera os fluxos de caixa após ter recuperado o capital inicial investido, além de poder ser aplicado somente a fluxos de caixa convencional, ou seja, não pode existir no fluxo mais de uma mudança de sinal.

Qual a diferença entre ROI e payback?

O ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre Investimento, em português) é uma métrica bastante conhecida no mundo dos negócios por poder estar vinculada à diversas áreas presentes na empresa. É bastante utilizada em estratégias de marketing e comunicação digital, principalmente por serem estratégias que alguns acabam definindo por intangíveis.

Essa métrica pode ser utilizada permanentemente acompanhando diversas estratégias adotada pela empresa em diferentes fases do negócio, enquanto que o payback está bastante vinculado com o investimento inicial utilizado.

Depois dessas explicações, você tem conteúdo suficiente para planejar e dar passos mais seguros rumo ao sucesso do seu negócio. Fazer estes cálculos permite que você tenha em mente (e no papel) prazos e datas importantes até mesmo para programar novos investimentos e gerar inovação no produto/serviço que oferece.

Lembre-se sempre que é importante sempre estar atento aos detalhes da rotina do seu empreendimento. Pensando nisso, separei para você um outro texto que fiz tirando algumas dúvidas de como gerir melhor as finanças do seu negócio. Fique de olho nas novidades no blog, a dinamicidade do mundo do empreendedorismo requer atualizações permanentes para sempre estar em busca de melhorias!

You Might Also Like