Tecnologia

Quais ferramentas de gestão minha empresa precisa ter?

ferramentas de gestão

É amigo, ser empreendedor exige de nós uma grande capacidade para cobrar o escanteio e correr para cabecear. Desde a ideia do negócio até o acompanhamento de cada atividade como se fosse uma equipe mas, na maioria das vezes, estamos sozinhos. Pensando nisto, resolvi montar uma lista de ferramentas de gestão para minimizar este gasto de energia e, consequentemente, gerar mais tranquilidade em sua rotina.

Para organizar as ferramentas eu separei algumas áreas principais de todo negócio: Estratégia; Marketing e Vendas; Finanças; Gestão de Pessoas; Administrativo e Operacional; Logística; Jurídico e um Plus ao final.

Estratégia

Nem todo mundo tem paciência para fazer seu Plano de Negócio e ele não é apenas para quem vai iniciar um, mas para quem já está em andamento e pretende se reorganizar.

Na verdade, hoje em dia o Plano de Negócio é um segundo passo. Antes de tudo as empresas precisam elaborar o Modelo de Negócios, que nada mais é do que um gráfico com nove quadros onde é possível visualizar a empresa desde clientes até principais recursos e parceiros.

Marketing e Vendas

Para as vendas nada é mais importante do que os clientes. Afinal esses são os responsáveis pela entrada de recursos e para isto foram criados softwares chamados CRM (Costumer Relationship Management) usados por empresas para tratar sua base de clientes.

O Vouclicar.com possui um CRM capaz de controlar vendas, centralize dados de clientes além de organizar a prospecção de oportunidades e o trabalho da equipe de vendas, distribuindo metas e fazendo a avaliação dos vendedores.

Para quem investe em seu canal de vendas e marketing online, nada melhor do que atrair audiência com o RD Station, um dos maiores softwares de marketing digital do Brasil.

Um investimento necessário para o marketing online é a produção do próprio site, que traz uma imagem pais profissional para a empresa. O Wix é um site que propicia fazer isto gratuitamente e sem a necessidade de uma empresa de webdesign.

Finanças

Sem finanças a empresa não sobrevive, isto nos leva a imaginar que temos que ganhar mais dinheiro, porém, existem empresas que ganham dinheiro, mas não conseguem controlar seu fluxo de caixa. Que por sinal este é um dos principais patrimônios de uma empresa e é deixado para trás em muitos casos. O Vouclicar.com possui uma solução interessante para esta finalidade, o Gestão Plus que além de realizar toda gestão financeira, como fluxo de caixa, também emite notas fiscais, tem como funcionalidade controle de estoque, emissão de ordem de serviço, módulo PDV e mais.

Gestão de Pessoas

Se a sua equipe está crescendo e precisa de mais controle sobre as tarefas, o Runrun.it é uma ótima saída. Software capaz de fazer gestão de tarefas, do tempo disponibilizado para elas e o desempenho dos colaboradores, ótimo para estimular a produtividade. O Agendor, por sua vez, tem um maior foco em vendas, ótimo para organizar também o setor de vendas.

Administrativo e Operacional

O setor administrativo e operacional é o coração do negócio. Na verdade, o empreendedor se divide em diversas funções em todo o processo de seu negócio e na maioria das vezes não consegue executar com excelência nenhuma tarefa. Tem como fazer várias coisas ao mesmo tempo com excelência? Tem sim, hoje em dia as empresas utilizam os ERS (Enterprise Resource Planning) que nada mais são do que softwares capazes de fazer o controle financeiro, fiscal e contábil da companhia, agregando informações sobre recebimento de receitas, pagamento de despesas e, ainda, levando em consideração o custo de tributo em cada uma das operações.

Logística

Para empresas que necessitam de controle de frota veicular, o acompanhamento é vital, esta dica aqui vale para aquelas empresas que, obviamente, transportam mercadorias. Existem ferramentas que integram todo o processo, desde transações, controle de gestão, análise de decisão e planeamento estratégico.

Um Plus para você

Essas ferramentas eu nem cataloguei acima. Em minhas últimas experiências, fiquei muito animado com uns aplicativos de construção coletiva. Tanto para você e sua equipe como para consultores e parceiros acompanharem em tempo real algumas atividades.

O Google Drive é uma mão na roda para armazenar seus arquivos nas nuvens e de maneira gratuita, principalmente para quem já possui conta no Gmail. O mais bacana são as ferramentas internas para edição nas nuvens como os editores Google Docs (para textos), Google Apresentações (para slides) Google Planilhas (planilhas ainda são muito importantes para organizar negócios), dentre outros produtos do Google. O mais interessante é a ferramenta de compartilhamento de tarefas, onde vários usuários trabalham no mesmo documento, apresentação e planilha em tempo real.

Nesta mesma modalidade de ferramentas para armazenamento, organização e edição nas nuvens temos ainda o Dropbox. O primeiro é um dos mais populares e pioneiros e o segundo veio alavancado entre os produtos da Microsoft. Gosto de utilizar vários, porém, tive uma ótima experiência com o OneNote e a organização de algumas anotações.

Já ouviu falar em Mapas Mentais? Normalmente são utilizados para organizar informações e trabalhar a criatividade em diversas situações. Neste tipo de solução o MindMeister se destaca.

Entenda melhor as Ferramentas de Gestão

Enfim, em um mundo cada vez mais tecnológico vemos o surgimento de aplicativos, softwares e outras ferramentas de gestão elaboradas para permitir um maior controle dos negócios de maneira prática, proporcionando certa economia de tempo e energia que sempre gastamos nestas funções.

Espero que tenha gostado. Quais destas ferramentas você utiliza, já utilizou ou pretende utilizar em seu negócio? Ah, e não se esqueça de compartilhar suas experiências (ou outras ferramentas) aqui no espaço de comentários!

You Might Also Like