Segurança

PMEs e o desafio de segurança da informação

A maioria das grandes corporações já foi capaz de entender a importância do investimento em segurança da informação, pois têm consciência das consequências de golpes e ataques que comprometem não apenas seus negócios, mas também sua reputação.

As pequenas e médias empresas – por sua vez – ainda não encaram o investimento como uma prioridade, por não se considerarem um possível alvo de interesse dos cibercriminosos. Na verdade, a história é exatamente o contrário, uma vez que um único ataque pode fazer com que uma PME encerre suas operações, caso perca todo seu banco de dados, suas informações roubadas ou seu sistema afetado – seja por ataque direto ou por falha no hardware, por exemplo.

Exceto por golpes de retaliação, em geral, criminosos virtuais não são tão seletivos. Eles pulverizam seus golpes sem alvos específicos, em busca de uma brecha de segurança. Além disso, por estarem sempre atentos ao movimento do mercado, já notaram que, por terem menores recursos, empresas de pequeno porte acabam negligenciando sua segurança. Em consequência disso se tornam miras mais fáceis que as grandes corporações.

É preciso mudar a cultura e comportamento dessas empresas. Seus líderes devem entender que não é possível ter um crescimento saudável, sem investimento em tecnologia e segurança da informação. Claro, é preciso levar em consideração o budget de cada companhia, avaliar o cenário no qual está inserida e mapear as reais necessidades da corporação.

Vale lembrar que algumas medidas, ainda que simples, são válidas para qualquer companhia. Por exemplo, definir regras de conduta claras e objetivas, além de treinar os colaboradores para que tenham em mente algumas orientações que evitem tornarem-se vítimas.

Na prática, o que realmente acontece é um investimento tardio, que só ocorre como medida corretiva, ou seja, ele só é feito quando a empresa já sofreu um ataque. Seja qual for a sua área de atuação, para um crescimento contínuo em meio à concorrência, é importante transmitir segurança aos seus funcionários e clientes, independente de seu porte.

You Might Also Like