Empreendedorismo

Plano de carreira: posso ter um mesmo sendo empreendedor? Descubra!

Plano de carreira

Não é difícil que a vida pessoal do empreendedor se misture com a profissional, a ponto de ele não conseguir dividir o crescimento da sua empresa (campo profissional) das suas expectativas e realizações no trabalho (campo pessoal). Isso afeta diversas das suas providências pessoais e uma delas é plano de carreira.

Para que isso não aconteça com você, criei este texto provando que um empreendedor também pode ter um plano de carreira e explicando as principais vantagens de se ter um. Acompanhe:

Ter um plano de carreira é saber para onde está indo

O propósito de um empreendedor deve ir muito além de ganhar dinheiro. Existem expectativas quanto à realização de algumas etapas que, se forem cumpridas, vão gerar muita satisfação e renovar as energias para continuar no trabalho.

E, para saber que essas expectativas estão se cumprindo, a primeira coisa que você precisa é definir metas claras. Onde quer chegar como empreendedor? Em quanto tempo? É importante que o empreendedor saiba o que realmente o inspira, motiva e faz querer seguir com determinado projeto.

Equilibrar expectativas pessoais e profissionais

Uma empresa requisitada no mercado normalmente é administrada por alguém que tem suas metas, tanto pessoais quanto profissionais, definidas. Em algum momento, o empreendedor de sucesso percebeu que essa é a base para o início de uma vida de conquistas.

Desde jovens já pensamos no que queremos para a nossa vida quando adultos e a família e os amigos nos estimulam com a clássica pergunta “o que você quer ser quando crescer?”. Será que você está no caminho certo para atingir o seu objetivo da época do colégio? Não é porque o tempo passou que você deve perder isso de vista.

Ter um planejamento desenvolvido

Ter um plano bem elaborado, seja ele pessoal ou de negócios, é essencial para que o empreendedor possa ter um controle sobre sua empresa e carreira sem desperdiçar tempo, conhecimento e dinheiro com algo que não lhe trará os resultados desejados.

É importante que ele próprio identifique seus interesses, valores, metas pessoais e profissionais e faça uma análise de seus pontos fortes, pontos a serem desenvolvidos, oportunidades e ameaças. Além disso, deve-se definir onde é necessário investir tempo e recursos financeiros para que os pontos negativos sejam revertidos para positivos.

Saber como desenvolver a rede de contatos (networking)

A rede de contatos não será apenas para vender o seu produto ou serviço. Alianças serão necessárias para o seu crescimento profissional. É importante definir exatamente qual público você deseja alcançar com o seu empreendimento, mas também é necessário ter em mente possíveis parceiros de negócios e divulgadores dos seus serviços no futuro.

Com um plano de carreira você tem foco e sabe quando deu certo

O empreendedor de sucesso estará disposto a abrir mão temporariamente de algo para alcançar seus objetivos. Os obstáculos surgirão durante a jornada empreendedora e o administrador precisa ter equilíbrio para não desistir diante da primeira dificuldade. Assim como celebrar as vitórias, é essencial saber lidar com a concorrência, clientes insatisfeitos, o cansaço físico e mental e outros obstáculos que surgirão no caminho.

Muitas vezes, definimos de forma vaga e superficial os nossos objetivos e não percebemos que alcançar o sucesso vai depender de um planejamento detalhado e bem elaborado. Muitas questões devem ser analisadas ao elaborar um plano de carreira: estou preparado para as dificuldades, para as críticas de mercado e para um momento de crise? Tenho competência para lidar com situações inesperadas?

O empreendedor que souber lidar com situações atípicas e que vão além das questões financeiras e comerciais, com certeza se tornará um profissional de destaque no setor empresarial, reunindo o que é melhor para você e para a sua empresa. E se tudo isso faz parte do seu plano de carreira, você sabe que está caminhando na direção certa!

Gostou de saber das vantagens de planejar a sua carreira mesmo sendo um empreendedor? Já tinha parado para pensar sobre a importância do de tudo isso? Deixe um comentário aqui embaixo, contando pra mim a sua opinião!

You Might Also Like