Empreendedorismo

Para médicos: quais os desafios de abrir uma clínica médica?

Para médicos: quais os desafios de abrir uma clínica médica?

Olá pessoal, tudo bem? Tenho alguns sobrinhos e filhos de amigos meus que são médicos ou cursam medicina, e resolvi escrever o post de hoje pensando neles! Percebo que a maioria dos recém-formados tem a mesma dúvida: é melhor trabalhar por conta própria ou ser empregado?

As faculdades nos formam como médicos, engenheiros, advogados e muitas outras profissões, mas não nos ensinam a como sermos administradores do nosso próprio negócio. Isso faz com que a maioria dos estudantes nem pense sobre a possibilidade de ter uma empresa.

Porém, algumas pessoas têm essa essência empreendedora correndo nas veias, mas, mesmo assim, ainda surgem os medos e incertezas, não é mesmo? Ainda mais quando não se tem ninguém para compartilhar as dúvidas e incertezas.

Mas não se preocupe! Hoje vou dar algumas dicas que podem te ajudar e muito nesta nova empreitada de conquistar o sonho do consultório próprio. Já falei anteriormente sobre como legalizar uma nova empresa e os principais desafios de um novo empreendedor. Agora, para facilitar a sua vida, resumi os principais passos que um médico-empreendor precisa. Acompanhe:

Planejamento: a chave para um bom negócio!

Você devem ter um planejamento muito bem estruturado de onde está e onde quer chegar. Se possível, inclua em seu plano de negócios diversas alternativas e cenários diferentes. Tenha um plano A, B C e por que não D? Contar com imprevistos é muito importante nesse momento! Planejar as suas finanças pode ser uma atividade exaustiva no início, mas, quando os resultados aparecerem, você verá o quanto é gratificante.

Autoconfiança profissional

Você já é formado e tem um diploma em mãos. Mas você confia 100% no seu lado profissional? Acredita que consegue dar conta de ter seu próprio consultório? Já tem ou acha que consegue ter clientela suficiente para pagar todos os seus custos e começar a aumentar seu salário cada dia mais?

Se a resposta for sim para as 3 perguntas acima, aproveite o momento e arrisque-se logo! Afinal, você é qualificado e as pessoas já sabem disso, só falta dar um passo à frente. As dúvidas e incertezas podem ser um veneno para quem pretende empreender.

Mantenha-se atualizado

Participar de congressos, palestras, trocar experiências com colegas da área, entender sobre novas tecnologias e novas tendências te mantem atualizado e pronto para encarar o seu negócio. Mas o importante desta etapa é antecipar as estratégias da concorrência. Aproveite também para participar de feiras e workshops sobre administração e finanças, áreas complementares que te darão apoio no desenvolvimento do seu negócio. Essas são dicas essenciais para fazer de você um ótimo profissional e gestor!

Esteja sempre motivado

Altos e baixos existem e estão aí para nos fortalecer. Não pense que tudo será sempre flores, mas também não imagine sua vida dentro de um maremoto, entregue-se ao seu novo negócio com motivação. Desafios devem ser algo para te motivar nessa nova empreitada.

Empreender sempre é um desafio, mas precisamos de foco e determinação para encará-los, tomar as melhores decisões para a nossa vida pessoal e para o sucesso da clínica médica!

Espero que minhas dicas possam ajudar nessa decisão tão importante que é ter um consultório ou clínica pra chamar de seu. O que acha desse tipo de experiência? Conta pra mim aqui nos comentários!

You Might Also Like