Empreendedorismo

Os segredos do bom relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um aspecto fundamental para qualquer negócio e deve ser prioridade desde o surgimento do empreendimento — afinal de contas, sem conquistar o público, sua a empresa será incapaz de se consolidar no mercado! O bom relacionamento será a base para a fidelização de clientes, trazendo mais segurança ao negócio e melhorando as oportunidades de vendas.

O cliente deve ser o foco de qualquer negócio, pois é a partir da definição do público-alvo que serão estipulados os objetivos do empreendimento, por exemplo. As estratégias e os investimentos devem ser desenvolvidos visando melhorar a experiência do consumidor com a marca, e essas preocupações refletem o quanto o bom relacionamento é importante para um empreendimento.

No post de hoje, eu vou te dar algumas dicas valiosas para melhorar esse aspecto fundamental para o sucesso da sua empresa. Acompanhe!

Conheça o público e planeje-se

Inicialmente, para conquistar o consumidor e criar um relacionamento, é preciso conhecer quem é o público-alvo do negócio, quais são as características predominantes, quais são as preferências de consumo, faixa de renda, escolaridade, faixa etária etc. Essas informações iniciais vão possibilitar o desenvolvimento do planejamento.

Na etapa de planejamento, serão definidas quais as estratégias serão adotadas para criar relacionamento com o cliente — e isso inclui as soluções de comunicação, atendimento e mesmo opções de pagamento. As estratégias de relacionamento podem ser aprimoradas e moldadas posteriormente, mas é importante que estejam presentes desde o início para direcionar as ações.

Invista em comunicação personalizada

A comunicação é outro aspecto que fortalece o bom relacionamento com o cliente, mas não é suficiente apenas ter esses canais, é necessário que eles sejam personalizados às necessidades do cliente.

Um bom exemplo são as mídias sociais, que permitem um atendimento mais dinâmico e eficiente. Também é possível otimizar a comunicação com estratégias mais tradicionais, como folhetos ou revistas de promoções, lançamentos, benefícios e outros.

Ao desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing, é importante ter um profissional qualificado para responder pela área. Por ser uma setor que tem como objetivo atrair mais cliente e fidelizar os antigos, deve ser visto como um investimento e não um gasto para a empresa.

Preze por um atendimento de qualidade

Mesmo que uma empresa tenha os melhores preços do mercado, se ela mantiver um atendimento ruim, certamente perderá clientes e dificilmente conseguirá fidelizá-los. O atendimento deve ser cuidadosamente planejado desde o início do negócio, com atendentes bem informados e capazes de atender demandas e esclarecer dúvidas do consumidor com o mínimo de burocracia possível.

O atendimento não envolve apenas o período que o cliente está na loja ou quando ele ainda está decidindo por uma compra (pré-venda), mas também o pós-venda, momento decisivo para fidelização.

Faça pesquisas com os clientes

Mesmo tendo um público-alvo definido, as pesquisas de satisfação ajudam a melhorar essa definição e identificar estratégias mais eficazes na construção de um bom relacionamento. Dessa forma, a empresa pode investir em pesquisas de qualidade sobre o atendimento e os produtos, questionários para identificar demandas etc.

Ofereça uma assistência eficiente

Em alguns segmentos, a assistência ao cliente é tão importante quanto o atendimento para venda. Com uma tendência de padronização dessas assistências, muitas vezes o cliente sente que a empresa não está preparada para atender a demandas específicas. Evite este tipo de serviço e invista em uma equipe que personalize as solicitações, com conhecimento dos processos internos e atendimento prestativo.

Ao reunir todas essas soluções no dia a dia do negócio, as chances de criar e consolidar um bom relacionamento com o cliente aumentam expressivamente. As estratégias mais complexas podem ser introduzidas aos poucos, de acordo com o crescimento da empresa.

Gostou das minhas dicas de hoje? Para receber mais conteúdos informativos sobre como construir um bom relacionamento com o cliente e informações sobre soluções para expandir e solidificar seu empreendimento, assine nossa newsletter!

You Might Also Like