Empreendedorismo

Os malefícios de ser um chefe centralizador e como evitá-los

os-maleficios-chefe

Ele não deixa ninguém decidir nada. Tudo precisa de sua “bênção” e os processos não caminham porque ele está muito atribulado. Ele não quer ser só a alma do negócio, mas os pés e as mãos também. Se você já disse alguma das frases acima, certamente já trabalhou para um chefe centralizador. Mas e você? Considera-se centralizador?

Se você acha que está cercado por pessoas que não transmitem confiança e capacidade para tomar decisões e acredita naquela máxima que diz que é o olho do dono que faz o negócio crescer, é possível que seja um chefe centralizador. E, com isso, você está exposto a sofrer todos os malefícios que vou relatar a seguir.

Sobrecarga de responsabilidades

Que eu saiba, a primeira e mais notável característica de um chefe centralizador é não ter mais tempo para nada. A sobrecarga de responsabilidades o suga, por vezes, totalmente e não sobra tempo nem mesmo para os compromissos pessoais. Se você é uma pessoa que vive para o trabalho, tome cuidado! A vida pode passar pelo seu nariz sem você tê-la vivido.

Delegue responsabilidades e acredite no potencial de sua equipe. Para controlar sua insegurança, comece delegando pequenas responsabilidades como forma de testar cada um.

Desmotivação da equipe

Com a imobilidade em tomar decisões e resolver problemas de clientes, além de falta de reuniões de alinhamento e de um chefe que ouça e valorize suas ideias e reivindicações, a equipe passa a ficar desmotivada. Nessa perspectiva, não é assustador se os seus empregados adotarem a postura “pra que falar, se ele não nos ouve?”. Com isso, não é só você que tem a perder, mas a empresa como um todo.

Separe sempre um tempo para reunir-se com seus funcionários e escutá-los. Considere as ideias deles e teste, prestando o devido reconhecimento aos respectivos autores.

Falta de inovação

Devido à falta de tempo causada pela sobrecarga de responsabilidades e os constantes atrasos de demandas, somados com a desmotivação de sua equipe, há um gigantesco risco de sua empresa padecer com a falta de inovação. Afinal, você não terá tempo para se informar sobre as novidades do mercado nem para pensar em soluções inovadoras. As ideias criativas de seus empregados também não são colocadas em pauta pela falta de tempo e credibilidade neles.

Esteja sempre atento às falas de seus clientes e de sua equipe. Através dessa observação, você estará apto a ter bons insights. Além disso, teste pequenas inovações para sentir-se seguro em se arriscar em projetos inovadores maiores.

Problemas de saúde

Não tem como escapar! Grandes responsabilidades geram estresse excessivo e certamente causarão algum problema de saúde, desde uma gastrite nervosa a um AVC. E acredito que não vale a pena sofrer um derrame ou viver ingerindo remédios por causa de uma mania de controle excessivo das coisas, não é?

Então, trate de aprender a delegar responsabilidades para sua equipe e separar um tempinho para atividades em prol da sua saúde, como uma caminhada diária ou a prática da natação.

Gestão extremamente burocrática

Muitas regras e decisões que precisam passar por você podem gerar atrasos e insatisfação nos clientes. Portanto, se você tem uma insegurança muito grande em delegar tarefas, considere automatizar sistemas de gestão que, inclusive, permitem que você avalie sua equipe de forma coerente e correta.

Você se identificou com algum deses malefícios comuns a um chefe centralizador? Então, procure saná-los enquanto há tempo. E aproveite para me contar, aqui nos comentários, como você lida com esses desafios ou como foi conviver com um desses chefes centralizadores.

You Might Also Like