Empresário e Pessoa física

Os 4 maiores erros de administração que empresários cometem

Os 4 maiores erros de administração que empresários cometem

Existem alguns erros bem comuns na administração de um negócio que empresários acabam cometendo, principalmente nos primeiros anos da empresa. Quando esses erros não são reconhecidos e evitados, existe um grande risco de que, depois de algum tempo, a empresa acabe encerrando suas atividades.

Para que você não corra o risco de sofrer com as consequências desses problemas, listei aqui alguns dos maiores erros que empresários cometem e como evitá-los. Quer saber quais são? Então confira agora mesmo:

Falta de planejamento

Alguns empreendedores planejam a abertura de sua empresa, mas quando o negócio inicia suas atividades, normalmente ele se preocupa mais com as rotinas de vendas, recebimentos e compras. Conhece ou já ouviu a história de alguem assim? Por incrível que pareça, isso é mais comum do que se imagina!

Deixar de elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazo e como criar objetivos bem definidos são alguns dos maiores erros que os você pode acabar cometendo. Sem planejamento, sua empresa não possui direcionamento para onde quer chegar e dificilmente conseguirá crescer no mercado.

Quando falamos em falta de planejamento, podemos incluir também o planejamento no que diz respeito a contratação e demissão de colaboradores. Empresas que vivem demitindo e contratando novos funcionácios sofrem com prejuízos altíssimos e isso acaba atrapalhando seus resultados econômicos. O ideal é que seja feito um plano de carreira que auxilie na retenção de talentos, ou seja, quanto mais tempo o funcionário ficar com você em sua empresa, melhor — só não se esqueça de oferecer atrativos para que esses funcionários não procurem outro emprego!

Falta de gestão financeira

Esse também é um dos grandes erros que empresários cometem. Algumas vezes a gestão financeira representa apenas o controle do valor total de vendas e o valor total dos custos que o empresário tem para comprar suas mercadorias.

A gestão financeira vai muito além de controlar receitas e despesas e inclui o controle do pagamento de todos os impostos, custos relacionados aos funcionários (que incluem todos os encargos), custos relacionados à operação — como por exemplo, custos com energia elétrica, água, frete.

Além disso, você precisa estar atento na hora de fazer a gestão dos pagamentos e recebimentos — recebimentos parcelados devem ser considerados dessa forma, não integralmente e, sempre que possível, programar os recebimentos com prazo menor do que o de pagamento dos fornecedores.

Deixar de acompanhar a rotina da empresa

Pode ser que em determinados momentos, você acabe absorvendo em excesso as atividades operacionais e/ou deixando a empresa nas mãos dos seus funcionário. Em ambos os casos o erro se dá devido ao fato de você não acompanhar a rotina de todas as áreas da empresa bem de perto.

É necessário tirar um momento durante o dia para verificar todas as áreas e analisar possíveis pontos que necessitam de maior atenção. Nesse caso é possível identificar possíveis falhas de forma mais rápida e conseguir encontrar ações que serão mais efetivas.

Falta de divulgação

Mesmo que seus processos internos sejam eficazes e o seu atendimento seja impecável, não adianta muito se você não investe em divulgação. É preciso se manter em comunicação com seus clientes e o público que você deseja conquistar e fazer com que sua empresa e seus produtos ou serviços sejam conhecidos.

Dessa forma é bem mais fácil atrair novos clientes e aumentar as vendas! Você pode investir em distribuição de panfleto, interação em redes sociais (vale criar página no facebook, perfil no instagram e twitter, entre outras), banners e até mesmo outdoors.

Qualquer empresa, principalmente no seu início de vida, é suscetível a erros que podem prejudicar seriamente a sua continuação no mercado. Hoje citamos apenas 4 deles, mas é claro que cada empresário enfrenta diferentes problemas e cada empresa, com seu modelo de negócio, tem seus desafios e particularidades.

E você? Já cometeu algum desses erros? O que você fez para contorná-los?

You Might Also Like