Tecnologia

Os 4 maiores benefícios do uso de um ERP para suas vendas

Os 4 maiores benefícios do uso de um ERP para suas vendas

Você já pensou em como um ERP para vendas pode beneficiar seus negócios? Se não pensou, vou começar contando um fato que ocorreu comigo.

Outro dia, um amigo meu, dono de um pet shop, estava me contando como é estressante cuidar dos negócios sozinho. Chateado, ele me disse que tinha perdido uma ótima venda no dia anterior, simplesmente porque não sabia que o produto não estava disponível no estoque!

Quando eu perguntei se ele sabia o que era ERP, meu amigo pensou que eu estava falando de uma nova marca de ração para filhotes, então achei melhor escrever este artigo para explicar. Para saber, é só continuar lendo!

O que é ERP

A sigla vem do inglês Enterprise Resource Planning. Em bom português, significa Planejamento de Recursos da Empresa. É um software de gestão corporativa, ou seja, uma solução tecnológica que vai facilitar muito o seu dia a dia no pet shop e eliminar muitas fontes de estresse.

Veja abaixo algumas das vantagens do ERP que eu mais aprecio.

1. Eficiência no atendimento

Ao escolher uma boa ferramenta tecnológica de gestão, você garante que todos os dados dos animais cadastrados estejam ao alcance de um clique. E como já deve saber, contar com informações seguras é fundamental para traçar estratégias de marketing e vendas.

Com o uso de um ERP para vendas, você poderá, por exemplo:

  • otimizar e integrar processos internos, poupando tempo para dedicar ao atendimento;
  • divulgar serviços e produtos;
  • enviar mensagens com ofertas para os aniversariantes ou em outras datas especiais;
  • mandar convites para incentivar a volta dos clientes que não aparecem há algum tempo;
  • lembrar seu cliente das datas de consultas, vacinas e exames laboratoriais dos animais;
  • organizar a agenda com eficiência, para evitar duplicidade de marcação de atendimentos e situações de estresse;
  • ter acesso imediato ao histórico do animal, a fim de sugerir os melhores tratamentos e produtos;
  • atender com mais rapidez para garantir a satisfação do cliente;
  • fazer a divulgação de novos produtos e serviços do pet shop.

2. Gestão eficaz de estoque

Como o amigo que citei lá em cima aprendeu da pior maneira, confiar em processos manuais de controle de estoque é arriscar a levar prejuízo.

Este é mais um benefício do uso de um ERP para suas vendas: você sabe a quantidade exata dos produtos disponíveis no depósito, o que é preciso comprar com antecedência, quais itens têm a melhor saída, quais estão encalhados etc.

Mantendo o estoque sob controle, você não corre o risco de perder vendas pela falta de algum produto e garante a satisfação do cliente. E cliente satisfeito volta e compra mais!

3. Acesso a distância

Você não precisa estar no computador da loja para ter acesso ao sistema, pois o ERP funciona na nuvem. Assim, é possível acessar de qualquer computador ou dispositivo móvel, como celulares ou tablets, desde que haja uma conexão com a internet. Você poderá gerenciar suas vendas de onde estiver.

O acesso a distância também permite ao cliente acompanhar o atendimento ao bichinho de estimação que deixou no pet shop, que horário ele estará liberado, qual será o valor das despesas etc. Ao oferecer mais comodidade ao seu cliente, você garante a satisfação e a tranquilidade dele, e abre espaço para mais vendas.

4. Segurança de dados na nuvem

A tecnologia permite que o ERP funcione “na nuvem”, isto é, diretamente no site do servidor. Isso significa que você não precisa instalar nenhum programa nos computadores da loja e nem comprar licenças caras. Basta contratar e pagar pela ferramenta tecnológica como uma assinatura mensal.

Assim, seus dados estarão sempre seguros, mesmo em casos de imprevistos como falta de energia elétrica ou vírus no seu computador, que podem colocar seus arquivos em risco. Com os dados guardados na nuvem, você fica tranquilo para manter o foco no atendimento e nas vendas.

Viu como a escolha de um ERP para vendas pode contribuir para o sucesso de seu pet shop? Para estar sempre por dentro de assuntos importantes para o seu negócio, é só assinar a newsletter!

You Might Also Like