#ClicoResponde, Finanças e Tributos

Novo empreendedor: aprenda a calcular o ROI da sua empresa

E aí pessoal, tudo bem? Me lembrei de uma pergunta que um empreendedor amigo meu fez outro dia, e achei que poderia ser relevante para outras pessoas, por isso vou contar essa experiência para vocês. Ele me disse: “Clico, ouvi falar sobre algo chamado ROI, o que é isso?” Você também já se fez essa pergunta? Então fique comigo, vou explicar o que é e como calcular o ROI da sua empresa!

O que é ROI?

Eu comecei explicando, de modo simples, que se trata de uma sigla em inglês para Return on Investment, ou retorno sobre investimento, em português. Mas, qual é o papel dessa métrica? Basicamente, calcular se os investimentos que a sua empresa tem feito estão valendo a pena ou não.

Algo que eu disse a esse amigo e vou repetir para vocês: ao analisar o ROI, custo-benefício é tudo! Isso quer dizer que, por mais que você goste das ideias que implementou, se perceber que elas não estão trazendo tanto resultado como deveriam, é hora de mudar.

Como utilizar o ROI de forma prática?

É vital usar esse acompanhamento como base para tomar medidas práticas. Infelizmente, eu já vi alguns casos em que o empreendedor “seguiu o manual” na hora de analisar os investimentos, mas quando tinha todos os dados na mão, não fez os ajustes necessários e perdeu muito dinheiro. É claro que equilíbrio é fundamental na hora de fazer as mudanças.

Por exemplo, se perceber que aquela campanha de marketing que deixou todos empolgados não atingiu metade das conversões esperadas, o que fazer? Cortar toda a verba destinada a marketing ou rever o que deu errado na campanha e mudar na próxima tentativa? O ROI não visa, necessariamente, ações radicais, apenas trazer melhorias para o negócio.

Como fazer o cálculo dos investimentos

A fórmula básica é bem simples, basta seguir o seguinte modelo:

ROI = ganhos – investimento/investimento x 100

O meu amigo queria entender se o investimento inicial que fez no negócio obteve retorno ou não, depois de um ano de funcionamento. No caso dele, que investiu R$50,000 para iniciar as operações e obteve até o momento um ganho total de R$100,000, a conta fica assim:

ROI = 100.000 (ganhos) – 50.000 (investimento)/50.000 (investimento) x 100

ROI = 50.000/50.000 x 100

ROI = 1 x 100

ROI = 100%

O que esses números querem dizer? Que ele dobrou o investimento inicial em um ano de atuação, obtendo 100% de retorno. Você deve estar pensando: “Uau, que ótimo!”. Sim, mas percebe também o risco que ele correu ao esperar um ano para analisar o retorno do negócio? Se houvesse um pequeno problema no início, com certeza esse tempo seria o bastante para transformá-lo em um grande problema e, mais tarde, em um problema impossível de resolver.

Onde mais é possível calcular o ROI?

Seria possível também analisar ações específicas, como o resultado de uma campanha de marketing, o lançamento de um produto novo, medidas internas que visam aumentar a produtividade e os lucros e assim por diante.

Viu como é importante acompanhar o desempenho da sua empresa através dessa métrica? E agora que vocês, assim como o meu amigo, aprenderam a calcular o ROI, é hora de colocar essas dicas em prática e se ajustar conforme os resultados forem apresentados, para continuar crescendo e fazendo negócios por muito tempo!

Ainda tem alguma dúvida sobre o ROI? Como pretende usá-lo daqui para frente na sua empresa? Deixe seu comentário!

You Might Also Like