#ClicoResponde

Gestão de Riscos: por que ela é importante e por que usar um software para isso?

A importância da gestão de riscos e por que usar sistemas de gestão especializados no seu negócio
São diversos os fatores de influência, como mercado, concorrência, clientes etc. Com essa perspectiva, a gestão de riscos torna-se essencial para mitigar problemas e aumentar a lucratividade de um negócio.

No atual cenário econômico e social, nenhuma empresa pode falar em autonomia completa. São diversos os fatores de influência, como mercado, concorrência, clientes etc. Com essa perspectiva, a gestão de riscos torna-se essencial para mitigar problemas e aumentar a lucratividade de um negócio.

Ainda que pequenos empresários atribuam essas necessidades apenas para grandes negócios, o gerenciamento de riscos permite que empresas menores possam consolidar-se e obter um melhor ROI (Retorno Sobre Investimento).

Hoje eu vou explicar para vocês qual é a importância da gestão de riscos e por que usar sistemas de gestão especializados no seu negócio.

Qual a importância da gestão de riscos para a empresa?

Todo empreendimento, assim como todo projeto desenvolvido, tem diversas influências. A análise SWOT, por exemplo, permite identificar fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças).

Dessa forma, as fraquezas e as ameaças consistem nos riscos aos quais uma empresa ou projeto estão sujeitos. Esses riscos têm probabilidades diferentes de acontecer, e podem ter impactos variados.

Ao realizar a gestão de riscos, a empresa se torna capaz de identificar, analisar, avaliar e desenvolver estratégias de contingenciamento para tais situações. Ao promover tais ações, o negócio pode se beneficiar de diferentes formas, como:

  • Evitar perdas financeiras:as perdas financeiras relacionadas aos riscos são as mais frequentes. É muito comum perder documentos importantes pela ausência de um backup, por exemplo. A capacidade de mitigar esses problemas faz com que a empresa tenha mais segurança fiscal;
  • Otimizar os recursos operacionais:quando os riscos são identificados e gerenciados, abre-se uma oportunidade para otimizar os recursos operacionais disponíveis, uma vez que é possível identificar quais perdas estavam ocorrendo;
  • Aumentar a eficiência: um aspecto determinante de uma ameaça é que ela gasta tempo da equipe para ser contornada. Ao prever tais riscos e minimizá-los, o seu negócio ganha em produtividade e eficiência;
  • Melhorar a margem de lucro: quando uma empresa não identifica uma ameaça, ela precisa resolvê-la quando já se trata de um problema, aumentando o custo financeiro para reverter a situação e ocasionando perdas na margem de lucro. Com o gerenciamento de riscos, as chances de isso acontecer diminuem muito.

Entendeu por que a gestão de riscos vai melhorar o funcionamento da sua empresa e te dar mais segurança para o crescimento do negócio? Mas calma, ainda tenho mais uma etapa importante para te mostrar!

Por que usar softwares para realizar a gestão de riscos?

Agora que já contei sobre a importância de gerenciar riscos, a pergunta que fica é: como?

É fato que realizar essas análises manualmente pode demandar tempo e recursos que a empresa não possui. Para isso, a melhor solução que tenho para indicar são os softwares de gestão.

Em vez de fazer tudo manualmente, perdendo tempo e ocupando pessoal que poderia estar fazendo coisas mais importantes, você pode utilizar essas ferramentas. Veja alguns dos benefícios que eu considero essenciais:

Melhora a análise de riscos

Os softwares têm uma alta capacidade analítica, o que faz com que eles melhorem as análises de risco realizadas. Eles são capazes de identificar pequenas nuances nos aspectos internos e externos da empresa, que passariam despercebidos em uma análise manual.

Otimiza o monitoramento

Por trabalhar em tempo real, esse recurso permite otimizar o monitoramento, considerando algumas tendências e indícios que podem ameaçar o negócio — como um novo concorrente, mudanças na legislação, vencimento de licenças etc.

Integra os dados da empresa

Se cada área atuar de maneira isolada, dificilmente será possível identificar o contexto de ameaças e fraquezas. Dessa forma, ao possibilitar a integração dos dados da empresa, o software de gestão de risco oferece uma visão mais completa ao gestor, avaliando impactos e probabilidades de eventos indesejados.

Aumenta a transparência

Realizar o gerenciamento de riscos utilizando um software permite aumentar a transparência dos processos internos, ajudando na alocação de recursos e otimização de procedimentos que atualmente geram prejuízos para a companhia.

Auxilia a tomada de decisão

Um gestor que conhece melhor os processos internos — e que consegue identificar as ameaças relacionadas ao mercado e à concorrência — também tem mais base para identificar as oportunidades e tomar decisões mais estratégicas e eficientes para a empresa.

O uso de um software de gestão de riscos oferece várias vantagens para empresas de diferentes portes, mas é comum que o empreendedor tenha dúvidas e receios. Se esse é o seu caso, entre em contato comigo, ficarei feliz em ajudá-lo!

You Might Also Like