Ética

Ética: Seu real significado e como ela se aplica no seu dia-a-dia

Ser ético é (o) Ser reflexivo

É muito importante ter uma noção bem ampla do universo da Ética para que haja o melhor entendimento possível. Por isto, escreverei um pouco de suas bases, que envolvem tanto sua definição como a aplicação simples deste valor. Se você apresenta dúvidas a respeito deste valor, me esforçarei ao máximo para te ajudar!

A ética se caracteriza pela prática de ações condizentes com regras e convicções estabelecidas na e pela sociedade. Se formos aprofundar um pouco mais, o valor do qual estamos falando relaciona-se à princípios universais, que são aqueles que apresentam o mesmo valor independentemente de onde estivermos. O que acontece é que muitas vezes confundimos a ética com a moral, mas enquanto esta se baseia em costumes e tradições, aquela está fundamentada na razão.

Tendo definido a ética, abro um pouco mais o assunto: o que é agir eticamente? A meu ver, é tomar uma atitude correta após analisar criticamente toda e qualquer ação. Em geral, aquilo que tende a ser mais simples ou gerar um resultado positivo nos chama a atenção, e aí vem meu ponto. Ao pensarmos no que estamos fazendo, independentemente da natureza, e avaliarmos os riscos gerados a terceiros a partir de nossas decisões abrimos o caminho para a ética.

A partir da análise de nossas ações temos a opção de torná-las ou não éticas. Por exemplo, uma vaga para deficientes disponível em um shopping center num dia que temos pressa. Numa questão de milissegundos nos imaginamos estacionando no local até que nos perguntamos se aquilo é certo ou não. Supomos que pessoas talvez precisem daquela vaga e que cinco minutos a mais de espera não irão alterar nada em nossas vidas. É esse tipo de análise crítica que defendo ser capaz de tornar ou não nossas ações éticas.

Concluo o pensamento com a tomada de atitude. Se nesse caso estacionamos somos antiéticos e se aceitamos uma espera um pouco maior somos éticos, simples assim. Mas então quer dizer que basta não estacionar na vaga de deficiente para ser considerado ético? Creio que naquele momento sim, mas as demais atitudes semelhantes que estão em nossas vidas são capazes de determinar nosso caráter. Quais seriam essas ações? Deixamos para uma próxima.

 

You Might Also Like