#ClicoResponde, Finanças e Tributos, Últimas

Clico Responde: eSocial é prorrogado!

eSocial é prorrogado

Governo adia publicação de manual definitivo, que irá servir de base para criação de cronograma de adoção

Sexta-feira é dia de #ClicoResponde! Muitos leitores mandaram perguntas nos últimos meses, o que nos gerou uma fila sem fim. Hoje vamos responder à questão da Jane Melo:

“Trabalho numa Instituição Filantrópica-Imune e Isenta, quero saber por onde começar eSocial e a partir de quando será obrigatório. Existe algum curso online ou EAD para fazer e conhecer melhor esse novo processo?”.

Oi, Jane! obrigado pela confiança.

Fui me informar sobre isso para conseguir lhe responder e fiquei sabendo que o Comitê Gestor do eSocial prorrogou, mais uma vez, a o prazo para implantação do eSocial. Parece que é a quinta vez que isso acontece. Aquela lista que publiquei no outro post, de abril, então, não está mais valendo.

A publicação desse pacote completo, chamado de Manual de Orientação do eSocial – MOS versão 1.2,  é fundamental para o início do processo de adaptação das empresas ao projeto. Seis meses após a divulgação desse manual, as empresas começarão a inserir os eventos iniciais em um ambiente de testes. E, após mais seis meses de testes, entrará em vigor a obrigatoriedade para o primeiro grupo de empregadores, formado por empresas grandes e médias (com faturamento anual superior à R$ 3,6 milhões no ano de 2014).

“O cronograma de ingresso no sistema para as pequenas e micro empresas está sendo elaborado em conjunto com as entidades representativas desses segmentos”, diz comunicado do eSocial.

Liguei no Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira, dia 11 de setembro, e eles disseram que o novo manual ainda não foi publicado e que também não há prazo para isso acontecer. Pelo que andei lendo, o novo calendário deve vir, somente, no ano que vem.

Sobre os cursos EAD, não há nenhum específico que indiquemos, mas aparecem várias instituições em pesquisas no Google. Veja aqui.

Espero ter ajudado!

 

Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

You Might Also Like