Desenvolvimento Humano, Destaque

Entenda os principais erros de liderança que não devem ser repetidos

Sempre recebo inúmeros pedidos de dicas sobre como ser um bom líder e hoje resolvi falar sobre esse tema, porém, escolhi fazer isso sob um prisma diferente: em vez de listar novas ações a serem realizadas, resolvi listar erros que, ao serem eliminados, favorecerão para a formação de um líder mais capacitado. Abaixo, coloquei os principais erros de liderança e os motivos para não repeti-los:

1. Não buscar uma comunicação adequada com os seus colaboradores

Bom, resolvi colocar esse tópico porque além de ser bastante rotineiro, ele engloba várias ações que realmente são bastante prejudiciais para o bom andamento da empresa. Sempre ressalto a importância de se ter uma boa comunicação interna.

Líderes que são inacessíveis, que não escutam os seus colaboradores, que explicam tarefas para sua equipe de forma superficial, que não dão feedback sobre o que está bom e o que precisa ser melhorado, são exemplos de uma comunicação inadequada que pode gerar muitos problemas para a empresa como: desmotivação dos funcionários, erros na execução de tarefas e estratégias falhas.

2. Confundir autoridade com autoritarismo

Essa é uma confusão que vejo ocorrer na prática com muita frequência, pois liderar uma equipe exige delegar tarefas e cobrar resultados, o que faz com que muitos gestores se percam e acabem se excedendo.

Para mim, um bom líder deve ser uma autoridade, naturalmente, ao demonstrar conhecimento sobre o assunto, ao ter resiliência para superar os desafios diários e o que eu considero mais importante: ser fonte de inspiração para a sua equipe, afinal liderar pelo medo só afasta os seus colaboradores, acarreta em queda de produtividade, o que certamente refletirá nos lucros da empresa.

3. Não buscar atualização para si e para a sua equipe

Tem uma frase que ouvi uma vez de um amigo e sempre repito quando se fala em alcançar resultados cada vez melhores: o treinamento nunca acaba!

Vejo que muitos líderes, ao chegarem nessa posição, acabam esquecendo de buscar aperfeiçoamento profissional, visto que já estão em uma boa colocação no mercado. Há também aqueles que acabam não compreendendo a importância de manter sua equipe atualizada com as novas tendências da sua área de atuação, o que pode trazer a perigosa sensação de estar parado no tempo e o pior: ver a concorrência atingir resultados melhores.

4. Não manter a sua equipe motivada

É claro que trabalhar em uma empresa legal já é motivador por si só, mas sempre digo que o ser humano tem uma forte tendência ao comodismo, o que faz a rotina muitas vezes ser perigosa e levar à desmotivação.

Cabe ao líder estar atento a isso e encontrar formas de motivar a sua equipe. Com base na minha experiência, posso dizer que uma equipe motivada pode ultrapassar barreiras até então impensáveis,contribuindo de forma significativa para o crescimento da empresa.

Quer estar sempre por dentro de todas as novidades e ler artigos interessantes como esse? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe de pertinho todo os conteúdos bacanas que preparamos para você!

You Might Also Like