Destaque, Tecnologia

Entenda a importância de um backup seguro para sua empresa

Para começar esse artigo, vou contar uma história que aconteceu com uma amiga minha: um dia, ela perdeu a bolsa em algum lugar no Centro da cidade e, junto, perdeu várias informações pessoais e profissionais: carteira de identidade, carteira de trabalho e agenda de contatos.

Se para ela já foi um enorme prejuízo, imagine para uma empresa que trabalha com milhares de dados diariamente? Por esse motivo, resolvi escrever sobre a importância de um backup seguro para a sua empresa. Veja alguns motivos abaixo:

Precaução em relação a problemas técnicos

Quem acompanha meus artigos sabe que sou um defensor incansável da implantação da tecnologia para otimizar os processos gerenciais. Mas, da mesma forma que a tecnologia é uma excelente ferramenta, também sabemos que nada é perfeito e podemos lidar com problemas técnicos que podem trazer alguns prejuízos.

Por isso, sempre oriento que seja feito um backup seguro dos dados da empresa (especialmente o backup automático), pois é fundamental para se precaver quanto a problemas técnicos e diminuir a possibilidade de ter danos irreparáveis.

Segurança contra possíveis acidentes

Assim como eu, tenho certeza de que você conhece alguma empresa que perdeu muita coisa do seu acervo por causa de acidentes como enchentes, incêndios e roubos.

Infelizmente, essas são situações que não podemos prever, mas podemos, sim, nos precaver. Visto que o backup é feito para lidar com situações emergenciais, esse são exemplos de casos em que ele é fundamental para evitar mais prejuízos e, assim, ser um mecanismo eficiente de segurança.

Ir além dos backups tradicionais

Backups de arquivos, documentos e de softwares (especialmente softwares relacionados à gestão da empresa) são costumeiros e extremamente importantes. Mas como sempre recomendo ir além do comum, oriento a realizar também backups de hardwares: especialmente computadores e peças fundamentais para o seu funcionamento (cabos, placas), ou seja, sempre ter esses equipamentos em estoque para situações de emergência.

Dessa forma, é possível garantir o funcionamento da empresa sempre a pleno vapor, evitando perdas e paradas por não ter como repor equipamentos que estão apresentando problemas e facilitando para que todas as ações norteadas no planejamento estratégico possam ser executadas corretamente.

Obter um melhor custo-benefício no gerenciamento de processos

Costumo bater muito na tecla de sempre valorizar a relação custo-benefício para evitar a típica situação do barato sair caro.

É evidente que quantos mais ferramentas necessitarem de um backup seguro, maior tende a ser o custo dessa ação, visto que pode ser necessário ter recursos avançados para que isso seja possível.

Mesmo assim, custear essa ação é muito mais barato do que arcar com possíveis prejuízos que podem comprometer não só a empresa, mas também os clientes, como perda de dados referentes a pedidos, informações pessoais e outras demandas, o que acredito ser um dos piores problemas que podem ocorrer dentro de qualquer organização.

Realizando um planejamento financeiro adequado é possível avaliar os melhores indicadores e as melhores formas de investir em um backup seguro para a sua empresa.

Quer ficar por dentro de todas as novidades e receber artigos interessantes como esse diretamente no seu e-mail? É fácil, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

You Might Also Like