Destaque, Empreendedorismo

Dicas de leitura: conheça 7 livros que todo bom gestor deve ler

A gestão é uma profissão que exige o hábito da leitura. Os constantes avanços e mudanças pelos quais passam a teoria e o mercado fazem com que os profissionais tenham que se atualizar para construir uma carreira e uma empresa bem-sucedidas. Neste post, listamos 7 dicas de leitura que são obrigatórias de todo bom gestor. Confira a nossa seleção:

O Gestor Eficaz, de Peter Drucker

Peter Drucker é considerado por muitos teóricos como um dos pais das teorias da administração empresarial. Em O Gestor Eficaz, ele foca na prática, deixando de lado as densas explicações teóricas. O livro possui área para anotações e serve como uma ferramenta de desenvolvimento para os leitores.

The Essencial Drucker, de Peter Drucker

Para completar a leitura acima, vale dar uma conferida nesse livro, que é uma coletânea das melhores teorias feitas pelo autor em seus mais de 30 livros. A escolha de cada página foi feita pelo próprio Drucker.

O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen

Inovar é preciso? Segundo Christensen, empresas fracassam por não assumirem riscos e fazerem tudo exatamente como o previsto. O livro fala sobre as dificuldades vividas por empresas líderes de mercado que não souberam acompanhar as mudanças disruptivas.

Durante a leitura, os executivos refletem sobre quando é preciso ouvir o consumidor e investir no desenvolvimento de novas ideias e como esse procedimento deve ser efetuado sem colocar a empresa em risco.

Meus Anos com a General Motors, de Alfred Sloan

Um dos mais autênticos CEOs do século passado, Alfred Sloan compartilha as suas memórias dos seus anos a frente da GM, entre 1923 e 1937. Durante esse período, Sloan enfrentou mudanças profundas na economia americana e reorganizou a empresa, fazendo dela um modelo de gestão.

Paixão por Vencer, de Jack Whelch

Ex-presidente da GE, Jack Whelch já foi até assunto de um estudo de caso promovido pela Harvard Business School. Nessa obra, ele traz ensinamentos para leitores de todas as posições hierárquicas. Com uma linguagem simples, o livro reúne as experiências de Whelch em um guia para todo executivo de sucesso.

Aventuras Empresariais, de John Brooks

O que dizer de um livro que se tornou o favorito de Bill Gates após ser indicado por Warren Buffet? Só o fato de ser querido por 2 dos maiores businessmen da história já demonstra que o conteúdo é certeiro. John Brooks reúne 12 histórias que abordam diferentes temas que tangenciam o universo corporativo.

The Checklist Manifesto — How to Do the Things Right, de Atul Gawande

Citado diversas vezes pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, o livro é considerado leitura obrigatória, e o seu tema é simples: as checklists. A obra fala sobre a importância e a eficácia do hábito de listagem. Sua rotina nunca mais será a mesma após a leitura desse livro.

Essas são algumas das nossas dicas de leitura. Lembre-se de que todo bom gestor deve procurar atualização constante dos seus conhecimentos por causa da volatilidade do mercado.

Gostou da nossa lista? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais para descobrir novos conteúdos: estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube.

You Might Also Like