Finanças e Tributos

Cuidados prévios na contratação do contador

Cuidados prévios na contratação do contador

Em primeiro lugar, é importante pesquisar nos órgãos da classe contábil se empresa é idônea. Buscar referências com clientes também é útil

Respeito muito a profissão de contador – se não fosse o meu, já teria enlouquecido. Mas ouço cada história de colegas que foram prejudicados por conta de profissionais ruins ou de mau caráter que acho importantíssimo compartilhar com vocês alguns cuidados que devem ser tomados na hora de contratar um contabilista. Caso haja descuido, os problemas podem ser gigantescos!

Em primeiro lugar, é importante pesquisar nos órgãos da classe contábil se empresa é idônea. Além disso, vale entrar em contato com os clientes do escritório, para saber se a prestação de serviços é de qualidade e se o resultado é satisfatório. Outra coisa que pode ajudar é visitar as instalações do seu futuro prestador de serviços, para ver se há comportamentos estranhos ou antiprofissionais.

Na etapa do fechamento do acordo, é necessário ficar atento a todas as cláusulas e o que está incluso ou deixa de estar dentro do pacote de remuneração. Evitar surpresas é superimportante.

Mas não é porque o contador foi escolhido e o contrato assinado que o trabalho acabou.  Faça um acompanhamento periódico da realização dos serviços, por meio de reuniões pessoais ou à distância. Fique atento, também, se a imagem do prestador continua positiva frente a clientes e órgãos de classe contábil e exija sempre os documentos relativos à sua empresa.

Vale lembrar que é papel do contabilista entender da legislação fiscal, trabalhista, tributária e previdenciária. Entre outras atividades, é ele que deve, antes de você abrir sua empresa, ajudá-lo a identificar qual o melhor regime tributário para a atividade que a sua companhia for exercer. Ele também pode lhe ajudar com os cuidados na gestão da conta corrente corporativa, dar dicas de planejamento tributário e cuidar da emissão de notas fiscais e, em alguns casos, até mesmo do pagamento de tributos.

 

Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

You Might Also Like