Empresário e Pessoa física

Como melhorar a fidelização de clientes no comércio de varejo?

Como melhorar a fidelização de clientes no comércio de varejo?

O consumidor dos dias hoje mudou — e, se você ainda não reparou isso, meu amigo empreendedor, deve estar vivendo em outro planeta! Antigamente, as pessoas se acostumavam a comprar em uma loja de confiança e até adaptavam suas necessidades ao que aquele empreendimento tinha a oferecer. Atualmente, acontece o contrário: quem não atende ao que o seu público demanda, logo logo perderá seus clientes.

Com a facilidade de conseguir informações na internet e a grande concorrência, conseguir um comprador fiel é algo extremamente difícil, mas também muito desejável. Na minha experiência como empreendedor, fui descobrindo, ao longo dos anos, algumas maneiras de melhorar a fidelização de clientes e garantir um rendimento mais constante no final do mês. Eu separei no texto de hoje algumas das melhores maneiras de fazer isso! Quer descobrir quais são? Vem conferir!

Atenda às expectativas do seu consumidor

O principal foco de qualquer negociação é cliente, afinal é ele quem tem o din-din para fechar negócio com você. Sabendo disso, é hora de fazer o máximo para agradá-lo! Procure atender às suas necessidades, oferecer o que eles esperam, trabalhar com produtos e serviços de alta qualidade, para que eles se tornem verdadeiros fregueses. Agindo dessa maneira, a fidelização será uma consequência!

Melhore a experiência de atendimento

A experiência de atendimento é um fator chave para fidelizar os clientes. Qualquer um espera ser bem atendido e isso faz toda a diferença na hora de um consumidor cogitar voltar ou não a fazer negócio com você.

No meu empreendimento, eu procuro tratar cada um dos meus clientes de forma única e especial — afinal, eles realmente são! Busque treinar seus funcionários para serem eficientes e simpáticos, mostrando plena satisfação em atender os compradores com todo o zelo e cuidado. Cada passo do atendimento pode fazer a diferença: invista nos processos para criar um momento confortável para quem entrar na sua loja.

Construa valor na sua oferta

Não adianta nada ter todas as atitudes certas no tratamento com o consumidor se as suas ofertas não forem boas, né? Então, busque agregar valor a elas! Isso não significa, necessariamente, que você deva jogar o seu preço lá embaixo. O ideal aqui é mostrar que seu produto ou serviço é único: cobre um preço justo, ofereça descontos em compras maiores, distribua brindes, crie combos, ofereça garantia estendida e até um atendimento diferenciado para produtos mais valiosos.  Isso é tiro e queda para fazer o cliente voltar mais vezes!

Promova programas de fidelização de clientes

Os programas de fidelização de clientes demonstram para o seu consumidor que ele é importante para a empresa. Crie estratégias que valorizem aqueles compradores que fecham negócio regularmente, premiando com grandes descontos, atendimento preferencial e a opção de formas de pagamento mais flexíveis. Estabeleça um mecanismo de contato como mailing direto para avisar aos clientes regulares sobre as suas promoções e ofertas antes que sejam divulgadas para o público em geral. Mostrar reconhecimento para essas pessoas faz com que elas vejam que seu empreendimento deseja manter um ótimo relacionamento com elas!

Use um sistema de cadastro de clientes

Para fidelizar o seu público, você precisa conhecê-lo bem, não é verdade? E, para isso, nada é melhor do que um sistema de cadastro de clientes. Através desse programa, você consegue inserir informações valiosas, que ficarão disponíveis de maneira organizada e acessível. Antes de tomar qualquer decisão, implementar ajustes ou definir estratégias, você poderá se valer dos subsídios que estarão disponíveis ali, ao mesmo tempo em que conseguirá monitorar o que aquelas pessoas estão comprando na sua loja. Isso ajuda a criar políticas mais precisas e mecanismos que possibilitem a aproximação com seu cliente e a melhoria de sua experiência de compra, gerando um grande diferencial para o empreendimento.

Essas são algumas das formas mais eficazes que eu encontrei de investir na fidelização de clientes. Gostou do texto? Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma sugestão, escreva para mim aqui nos comentários que o #ClicoResponde!

You Might Also Like