#ClicoResponde, Empreendedorismo

Como evitar faltas de pacientes em consultas médicas?

Como evitar faltas de pacientes em consultas médicas?

Olá, doutor, como anda a sua agenda de consultas? Não me diga que seu paciente faltou de novo sem avisar! Isso é mesmo chato, eu sei como você se esforça para administrar seu tempo com eficiência. Não é nada agradável de ter um buraco na agenda na última hora, quando já não dá para encaixar outro paciente. Infelizmente, muitas vezes os pacientes se esquecem ou acontece um imprevisto para impedir que eles estejam no consultório na hora das consultas médicas, comprometendo o bom andamento da agenda.

Então, hoje eu gostaria de falar mais sobre como evitar faltas de pacientes em consultas médicas para manter sua agenda sempre cheia!

O paciente distraído ou desorganizado

Na vida corrida que a gente leva, esquecimentos acontecem mesmo. A maneira mais simples de evitar que o paciente não apareça por simples esquecimento é… lembrá-lo! Mesmo que a recepcionista escreva data e hora da consulta e entregue a ele a informação em um papel no momento da marcação, o mais garantido é mesmo telefonar ou mandar um SMS ou email no dia anterior à consulta.

E aqueles desorganizados que acabam marcando a consulta para quando já estão comprometidos e depois não aparecem no consultório? Uma boa dica é que a recepcionista faça sugestões indiretas na hora de marcar o horário: “O senhor está livre na quinta-feira às 10h? Pode conferir na sua agenda, eu aguardo!”.

Estabeleça uma política de cancelamento

Peça aos pacientes que liguem para desmarcar a consulta com 24h de antecedência, para que a agenda possa ser reorganizada. Deixe claro que, mesmo que o cancelamento seja de última hora, eles devem telefonar e avisar assim mesmo, para que o médico possa atender mais cedo alguém que já está na sala de espera.

Alguns profissionais estabelecem que a consulta (ou um percentual dela) será cobrada mesmo em caso de não comparecimento sem aviso prévio, mas isso não é fácil de se colocar em prática. A menos que seu consultório adote o sistema usado pelos hotéis de pedir o número do cartão de crédito para pré-autorizar a cobrança do valor da consulta. Caso o paciente não compareça nem avise, a cobrança é feita imediatamente no cartão. O problema é que os pacientes podem achar essa prática antipática à primeira vista, pois as pessoas não gostam de pensar em atendimento médico como algo comercial. Então, pense bem se vale a pena antes de optar por esse sistema, doutor. Use com moderação!

Incentive o pagamento antecipado

Uma prática que vai agradar ao seu paciente é a oportunidade de ter um desconto para pagamento antecipado da consulta. Ofereça um preço mais atrativo para a consulta, caso ela seja paga na hora da marcação. Afinal, quem não gosta de um desconto? Além de deixar o paciente satisfeito, o pagamento da consulta fica garantido com antecedência, evitando prejuízos com as faltas nas consultas médicas. Com a consulta já paga, seu paciente vai ter mais cuidado para não perder a hora marcada.

Respeite o tempo de seu paciente, para que ele respeite o seu

Uma agenda de consultório desorganizada acaba gerando desperdício de tempo para o paciente na sala de espera. Imagine que chegou pontualmente à consulta, mas a desorganização da agenda fez com que a recepcionista marcasse duas consultas para o mesmo horário. Depois de um longo tempo esperando além do horário marcado, pode ser que seu paciente simplesmente se levante e vá embora. Afinal, o tempo dele também é precioso, assim como o seu! Por isso, uma agenda organizada e eficiente é fundamental para que todos fiquem satisfeitos.

A tecnologia facilita a organização da agenda

Hoje em dia, inúmeros aplicativos de gestão podem ser usados para facilitar a organização da agenda de um consultório médico. Eu nunca tive problemas de espera no consultório do meu cardiologista e sei que não é só pela competência profissional dele e da equipe. As ferramentas tecnológicas que ele adotou otimizam as rotinas, evitam marcação de duas consultas médicas no mesmo horário, facilitam o contato com os pacientes e oferecem muitos outros recursos para facilitar o trabalho e garantir a satisfação da clientela.

Então, doutor, viu como existem maneiras de lidar com as faltas de pacientes em consultas médicas? Estou aqui esperando seus comentários! E se tiver alguma dúvida sobre organização da agenda de seu consultório, fale comigo, é só perguntar que o #ClicoResponde!

 

You Might Also Like

  • Carlos Henrique Oliva

    Bem legal o texto! Gostei. Já tinha pensado nessas coisas mas tudo o que lia era de gente que falava de outras coisas nada a ver com a realidade de um Consultorio. Ver alguém falar a mesma coisa era o que precisava para bota-las em pratica! Especialmente o desconto para pagamento antecipado.