#ClicoResponde

Clico Responde: O que é e como tirar proveito do Marketing Digital

Fazer Marketing Digital requer estar antenado às novas mídias e ter profundo conhecimento do cliente

Algumas perguntas que chegam ao #ClicoResponde têm tanto conteúdo que merecem um livro – e essa é uma delas! É um desafio e espero dar uma pincelada no assunto aqui. Quem mandou o questionamento foi o Tadeu.

“O que é e como tirar proveito do Marketing Digital?”

Olá, Tadeu! Obrigado pela pergunta.

Para entender o que é Marketing Digital, é legal dar um passo para atrás e pensar o que é “apenas” Marketing: um conjunto de técnicas e métodos focados no aumento das vendas, que envolve desde o estudo do mercado até ações de divulgação do produto.

Com isso em mente, fica mais claro pensar o que é Marketing Digital: são essas ações aplicadas às novas tecnologias, como internet e celular. Mas, claro, que o ambiente online exige práticas novas – e  aí que entramos na segunda parte da pergunta: como tirar proveito dele.

A comunicação nos meios eletrônicos ocorre em sites, redes sociais, e-mail, SMS e até Whatsapp! É preciso estar antenado às novas mídias porque  cada uma tem uma linguagem própria, o que exige adequação na mensagem. Mas, acalme-se: não adianta passar a madrugada estudando todas as ferramentas! Antes é importante se perguntar: onde estão os possíveis compradores do meu produto? Como os atinjo?

Exemplos: se são assíduos de redes sociais, provavelmente a comunicação deve ser ágil e pessoal. Caso não  não saiam do YouTube, qual seria a melhor forma de “viralizar” o conteúdo?. Uma vez que o produto ou serviço esteja disponível em um e-commerce, ele deve ser encontrado com facilidade em ferramentas de busca – para isso há as técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

A ação ideal vai ser dinâmica e integrar diversos meios: hotsite, redes sociais, vídeos e até lista de e-mails – tudo dependendo da sua estratégia. Mas não adianta atirar para todo lado: “Focar em tudo é não focar em nada”, dizia minha vó, Nona Clico. Observe onde está seu cliente – o ambiente digital dispõe de muitas ferramentas para monitorar quem ele é e o que quer! Esse é outro assunto interessante, que pode valer post à parte.

Entendeu? Espero ter ajudado e, se ficou alguma dúvida, comente este post que responderemos no próximo #ClicoResponde.

You Might Also Like