Empreendedorismo

Como investir em capacitação para empreendedores?

capacitação para empreendedores

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a 2013, mostrou que mais de metade das empresas brasileiras não sobrevive após os quatro primeiros anos.

Em parte, isso se deve à falta de preparo dos empreendedores, que se veem obrigados a fechar as portas por não saberem lidar com os desafios. Para contornar essa situação, o caminho inclui a capacitação para empreendedores.

Quanto mais capacitado um empreendedor é, mais chances ele tem de analisar o mercado da forma adequada e de levar a empresa a um crescimento saudável.

Os próprios empreendedores reconhecem tal necessidade. Segundo o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), quase 37% dos empreendedores pesquisados afirmaram que consideram a capacitação uma iniciativa válida para melhorar os resultados.

Pensando em melhores resultados e em seu crescimento pessoal e profissional, veja, a seguir, como investir em capacitação para empreendedores.

Busque a melhor forma de capacitação

A capacitação para empreendedores pode acontecer de diferentes maneiras. É possível realizar um curso de graduação ou pós-graduação em um assunto de interesse para o mundo dos negócios, ou então focar em cursos de menor duração em escolas de capacitação. A tutoria é outra modalidade disponível.

Cada uma dessas opções apresenta um enfoque, uma duração e um atendimento específico de acordo com o que você busca. E o que é melhor: há ótimas ofertas de cursos online que possibilitam escolher e estudar nas melhores escolas, inclusive as internacionais, sem sair de casa ou da empresa.

Por isso, vale a pena observar quais são suas maiores necessidades quando o assunto é capacitação, para descobrir qual é a forma ideal e garantir que você se torne um empreendedor mais preparado.

Conheça qual a sua disponibilidade

Outro fator muito importante é reconhecer qual é a sua disponibilidade para capacitação. Por mais curto que um curso seja, ele só vai ser realmente efetivo se você dedicar a atenção necessária para a sua conclusão bem sucedida.

Se você tem horários mais estritos em seu empreendimento e pode se ausentar por pouco tempo ao longo da semana, o melhor é procurar uma forma de capacitação com estrutura mais flexível, como no caso da educação a distância (EAD).

Já se você precisa concluir os estudos em menos tempo e tem disponibilidade para se dedicar mais, um curso de duração mais curta, porém mais intensivo, funciona bem para a sua situação.

Encontre a instituição adequada

O sucesso da capacitação depende muito da instituição que oferece o curso, em qualquer que seja a modalidade. Uma escola renomada e reconhecida pela qualidade certamente oferecerá qualificação muito mais adequada para as suas necessidades.

Por isso, avalie algumas questões importantes na escolha da instituição. É necessário observar, por exemplo, a metodologia utilizada. Quanto mais aplicação prática o curso oferecer, melhores serão os resultados para o negócio.

Também é importante considerar o conteúdo curricular. É fundamental que a instituição ofereça uma abordagem atualizada, aprofundada e compreensiva, para que você consiga os melhores resultados em qualificação pessoal e corporativa.

Por último, mas não menos importante, a estrutura da instituição também conta muitos pontos a favor. Mesmo que não seja uma estrutura física, como nos casos de educação a distância, observe se as turmas são pequenas e se há atendimento individualizado, além de conferir a qualificação dos professores e os métodos pedagógicos.

Invista em capacitação contínua

O processo de aprendizagem de um 08 não termina assim que o primeiro curso é finalizado. Muito pelo contrário: é necessário investir em uma busca contínua e consistente de novos conhecimentos, de modo a se manter sempre atualizado no mercado.

Por isso, mesmo que você já tenha algum nível de capacitação, é fundamental continuar buscando novas formas de aprender mais sobre o mercado e sobre o ato de empreender em si, o que trará mais segurança para a empresa. O investimento em capacitação para empreendedores aumenta, e muito, as chances de sucesso de seus negócios!

Quer saber mais sobre o que é importante para um crescimento empresarial saudável? Você vai gostar de ler esse post aqui.

You Might Also Like