Empreendedorismo

5 pequenas empresas que deram certo e vão te inspirar

Sempre falo aqui sobre a importância de profissionalizar os setores de qualquer empreendimento e da busca incessante pela melhoria dos processos, mas isso não quer dizer que o mercado precisa ser sempre rígido e sem sentimentos — é possível encontrar pequenas empresas que deram certo.

A maior prova disso é que algumas das maiores companhias do planeta nasceram no seio de uma família, mostrando que carinho e amor pelo que se faz também podem ajudar no crescimento e no desenvolvimento de um negócio.

Para provar isso, separei aqui alguns exemplos. Confira nesse artigo 5 pequenas empresas que cresceram e vão te inspirar!

Cedro Cachoeira

Se aproveitando do boom que a tecelagem viveu no final do século XIX, três irmãos da família Mascarenhas criaram a Companhia de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira em 1872. Atualmente comandada pela quinta geração de sócios, é uma das principais companhias do ramo no país, ostentando em suas propagandas os mais de 140 anos de tradição.

Seu crescimento foi árduo, passando inclusive por duas guerras mundiais e diversos períodos de crise. Os problemas foram sendo vencidos com a união dos gestores e a visão de não se limitar: conforme o tempo passava, eram adicionados diversos produtos à sua linha, como o brim, o denim e outros, mantendo a marca atualizada e dentro das perspectivas do mercado.

Imaginarium

Hoje presente em diversos locais do país, a Imaginarium começou quando um médico resolveu abandonar a sua carreira e buscar mais tranquilidade se mudando para Florianópolis em 1990. Com sua esposa, ele resolveu apostar em inovação e criou uma marca que hoje é sinônimo de bom gosto e irreverencia quando falamos em produtos e decoração.

Para marcar a forte presença familiar, uma das filhas do casal é responsável pelo marketing, enquanto a outra cuidar dos setores de desenvolvimento e criação.

Esfiha Juventus

O brasileiro, hoje em dia, é apaixonado pela culinária árabe, mas nem sempre foi assim. E um dos responsáveis por essa paixão certamente é Tamer Abrahão, fundador das tradicionais Esfihas Juventus. Mesmo após a sua morte, em 1998, o negócio continua sendo tocado por seus filhos, fazendo da marca uma das mais charmosas pequenas empresas que deram certo no Brasil.

Os herdeiros profissionalizaram o empreendimento, trazendo novas formas de pagamento, uniformizando os funcionários e padronizando os setores. Como resultado, o faturamento triplicou e a perspectiva é excelente para os próximos anos.

Magazine Luiza

Atualmente, uma gigante do setor de varejo, a Magazine Luiza também pode entrar no patamar das pequenas empresas que deram certo. Isso porque ela começou como um empreendimento familiar, fundado há 50 anos por Luiza Trajano Donato e seu marido.

Eles adquiriram uma pequena loja em Franca e fizeram um golpe de mestre: promoveram um concurso popular para escolher o nome do negócio. O vencedor: o nome da própria fundadora. E a partir daí a marca só cresceu e hoje conta com mais de 25 mil funcionários e marca presença em 750 locais pelo país e tem como diretora ninguém menos que a própria sobrinha da fundadora, que também se chama Luiza!

Flexform

A Flexform é um bom exemplo de como as empresas precisam se adaptar ao mercado para darem certo. Fundada há quase meio século em Guarulhos por um imigrante italiano, ela produzia componentes de montagem para cadeiras. No entanto, no final dos anos 90, um dos filhos do fundador percebeu que podiam lucrar muito mais se fizessem o produto inteiro, ao invés de apenas partes.04

A ideia que sofreu forte resistência do pai no início, mas a conjuntura econômica da época pedia uma mudança. Porém, com o sucesso da inovação, o patriarca acabou se afastando da direção e os herdeiros tocaram o empreendimento, que deslanchou e hoje colhe os frutos do sucesso e é referência em seu setor.

Essas são apenas algumas pequenas empresas que deram certo. Gostou do conteúdo? Quer receber mais artigos em primeira mão e acompanhar as minhas dicas? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

 

You Might Also Like