Empresário e Pessoa física

5 dicas simples que fazem toda diferença na gestão de pessoas

5 dicas simples que fazem toda diferença na gestão de pessoas

Muito tem se falado a respeito dos benefícios e do potencial que um verdadeiro líder pode alcançar com sua equipe. Isso acontece quando se mantém uma gestão diferenciada, tendo o time como foco. Nesse sentido, conseguir aumentar a produtividade do setor sem precisar aumentar a folha de pagamento é um dos principais objetivos — e, ao mesmo tempo, um grande desafio.

A seguir, vou listar algumas dicas que podem fazer toda a diferença na gestão de pessoas em sua empresa. Continue a leitura e saiba quais são elas!

Saiba ouvir

De forma geral, esse é certamente um dos maiores desafios atuais das pessoas. Muitos querem ser ouvidos, mas poucos são verdadeiramente capazes de ouvir os outros. E não falo apenas de sentar e escutar o que as pessoas têm a dizer, mas no sentido pleno de prestar atenção e realmente compreender as necessidades dos outros.

Quando um líder consegue ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, ele pode acabar percebendo situações que vão muito além das palavras — e, até mesmo, identificar problemas que não são expostos abertamente. Além de melhorar a gestão de pessoas, isso ajuda a lidar melhor com a equipe!

Ofereça maior autonomia

Uma estrutura engessada, que limita as funções dos colaboradores, costuma ser bem desmotivante. Além disso, ela interfere na produtividade — com o excesso de burocracia, há a necessidade, por exemplo, de aguardar permissão para determinadas ações.

Quando o gestor oferece um pouco mais de autonomia para sua equipe, delega tarefas importantes e permite que certos assuntos sejam resolvidos sem interferência, a relação de confiança aumenta. Isso faz com que os colaboradores se sintam mais importantes e mais motivados com o trabalho.

Seja transparente

Esclarecer as situações que a empresa atravessa de forma verdadeira também é outro ponto que influencia positivamente na gestão de pessoas. Ao ser transparente, o gestor transmite maior confiança e faz com que seu time se sinta parte da empresa. Dessa forma, cada um toma conhecimento sobre a importância do seu trabalho e a quais resultados ele pode levar.

Ofereça feedbacks positivos

Muitos gestores acabam chamando seus colaboradores para uma conversa apenas quando têm algum ponto negativo para tratar. Pontuar as falhas é importante para que elas possam ser corrigidas — porém, quando se fala somente do lado negativo, corre-se o risco de fazer com que as pessoas se sintam desmotivadas, como se nenhum trabalho fosse o suficiente para se destacar e trazer bons resultados.

Nesse ponto, para fazer a diferença, lembre-se: elogie seus colaboradores em público e corrija em particular. Nada de chamar a atenção na frente de outras pessoas!

Planeje as reuniões

Acredito que ninguém gosta de reuniões. Normalmente elas demoram mais do que o necessário, perdem o foco, comprometem a produtividade e, em alguns casos, acabam não resolvendo coisa alguma! Por isso, quando o gestor planeja as reuniões, é objetivo e segue a pauta, os funcionários se sentem mais confortáveis. Por mais simples que pareça, mesmo essas atitudes podem fazer diferença.

Para transformar a gestão de pessoas e conseguir colaboradores mais engajados e com um melhor desempenho, é necessário investir na formação de bons líderes — e que esses gestores estejam cientes de que devem trabalhar junto com sua equipe, em vez de fazê-la trabalhar para ele.

E então, gostou das minhas dicas de gestão de pessoas? Para melhorar ainda mais nesse departamento, confira também o post que preparei sobre os 5 erros de gestão de pessoas que a sua empresa não pode cometer!

You Might Also Like