Empresário e Pessoa física

5 dicas para lidar com clientes insatisfeitos

Se eu não estiver enganado, você provavelmente já lidou com clientes insatisfeitos na sua empresa, não é mesmo? Mesmo com todo o esforço em criar a melhor experiência possível para sua clientela e com tantas informações disponíveis sobre o assunto, a verdade é que, em algum momento, eles podem ficar desapontados com a sua empresa, por vários motivos.

Pensando nisso, eu separei algumas dicas simples que podem ajudar você a lidar com essas situações, reconquistar os seus clientes e garantir que eles só tenham coisas boas a dizer sobre os seus serviços, seja nas redes sociais ou pessoalmente, ao conversar com amigos e conhecidos. Está preparado? Então vamos lá!

Ouça os clientes insatisfeitos com atenção

Quando um cliente está insatisfeito, a primeira coisa que ele espera é que as pessoas responsáveis ouçam atentamente as suas razões para ter ficado decepcionado. O real desejo dele, ao reclamar, é receber uma demonstração por parte da empresa de que ela se importa e que fará o possível para resolver o problema. Para que isso aconteça, é preciso realmente escutar o que ele tem a dizer.

Aja imediatamente para resolver o problema

Agora que você já sabe qual é o problema, está pronto para o próximo passo: tomar uma atitude rápida para resolver a situação de maneira eficiente. Isso não significa que todo o problema vai ser imediatamente solucionado, até porque isso muitas vezes não é possível, devido a fatores que estão além do seu alcance. O importante, nesse momento, é ser otimista e demonstrar para o consumidor que você está se esforçando para resolver a questão, antes que o problema fique maior e queime o nome da sua empresa.

Mantenha o cliente bem informado

Algo que pode frustrar ainda mais o cliente é não saber o que está sendo feito em seu favor. Por isso, mantenha-o bem informado sobre as medidas que você está tomando para resolver o assunto, via e-mail ou através de telefonemas, por exemplo. Essa atitude será muito importante para reconquistar a confiança dele.

Agradeça ao cliente pela ajuda

Se o erro foi causado pela sua empresa, é preciso ser humilde para admiti-lo. Assim que você receber a reclamação, agradeça ao cliente pela oportunidade que ele está oferecendo de melhorar os seus serviços e peça sinceras desculpas pelo transtorno causado. Essa é uma ótima maneira de demonstrar que você realmente se importa com sua clientela e que é uma organização que está preocupada em evoluir e ser sempre melhor.

Reconquiste o cliente

Para restabelecer a confiança do cliente, você pode oferecer para ele algum benefício ou bônus, como forma de se desculpar pelo problema que causou. Esse pequeno gesto indica seu desejo em continuar servindo-o bem. Todos esse passos são essenciais para transformar clientes insatisfeitos em consumidores leais, que podem até defender a sua marca no futuro.

Lidar com esse tipo de situação não é algo tão complicado, não é mesmo? Claro, é sempre bom lembrar que o objetivo principal do negócio é satisfazer seus clientes. Por isso, procure sempre comunicar bem o que você pode oferecer e cumprir com o prometido. Mesmo assim, sabemos que erros acontecem, então, sempre que algo não sair como planejado, siga essas dicas simples, e garanta a satisfação de seus clientes.

Como você lida com clientes insatisfeitos? Você faz algo diferente do que eu listei? Me escreva um comentário contando sobre a sua experiência!

 

You Might Also Like