Empreendedorismo

5 dicas para definir a missão da sua empresa

missão da sua empresa

Gerenciar um negócio é uma tarefa trabalhosa e exige um bom planejamento para que possa alcançar sucesso e atingir os seus objetivos. São vários aspectos que precisam ser levados em conta na hora de organizar o seu sistema administrativo e traçar o conjunto de metas que vão nortear o seu trabalho. A missão da empresa é um desses itens que precisam ser muito bem definidos em seus processos gerenciais.

Se não definir itens essenciais para o funcionamento do negócio, a empresa corre risco de cometer falhas por não ter um caminho traçado para seguir. O lucro é um objetivo comum para qualquer companhia, mas para chegar até lá é necessário definir estratégias, modos de operar e uma cultura organizacional que norteia o trabalho. Portanto, a missão da empresa não é um tópico irrelevante, mas sim fundamental para os negócios.

Neste post separei algumas dicas que vão te ajudar na hora de definir a missão da empresa. Não deixe de conferir os próximos parágrafos!

Saiba o que é missão

Missão é, basicamente, definir e detalhar qual a razão de ser de uma empresa. Ou seja, esse tópico explica por que a sua empresa existe. Assim, ao escrever a missão da empresa é importante definir o segmento em que o seu negócio está, como espera que a sua empresa seja vista pelos seus clientes e fornecedores. É um direcionamento sobre o que é o negócio e o que se pretende com esse trabalho.

Leve a sério

Muitos empresários têm uma visão simplória sobre a missão da empresa e, dessa forma, acabam dedicando pouco tempo à análise e elaboração desse item do seu planejamento. E isso está errado. Como relatei no tópico anterior, a missão é uma definição importante sobre o negócio, logo, é necessário dedicar tempo, análise e avaliação para entender a vocação da sua empresa e definir isso no formato da missão.

Saiba que ajustes são permitidos

Não se desespere, pois não quero colocar pressão e sim mostrar a importância de elaborar bem a missão da sua empresa. Portanto, esse tópico do seu planejamento não é fechado e pode ser ajustado ao longo do tempo ou à medida em que se percebe que há mudanças na vocação empresarial. É normal que, com o passar do tempo, as coisas mudem e o modelo gerencial também, então é permitido fazer ajustes na missão. Mas somente ajustes e nada de desviar do seu caminho.

Tenha atenção estratégica

A missão – assim como os outros pilares empresariais: visão e valores – tem um potencial estratégico grande. Ao elaborar com cuidado e eficiência esses pilares, o empresário está dando um direcionamento para o negócio e também definindo o seu posicionamento de mercado. Tudo isso vai influenciar nas suas estratégias e em como a sua empresa se portará com os clientes, fornecedores e concorrentes.

Inspire-se

Nada melhor do que observar como grandes empresas definiram a sua missão e como vem agindo de acordo com ela. Confira algumas:

  • Coca-Cola do Brasil: “Refrescar o mundo – em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo – através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença – onde estivermos, em tudo o que fizermos”;
  • Disney: “Alegrar as pessoas”;
  • Petrobras: “Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

E então, você já definiu a missão da sua empresa? Compartilhe nos comentários as suas opiniões e ideias!

You Might Also Like