Empresário e Pessoa física

5 dicas essenciais para um atendimento ao cliente de sucesso

O bom atendimento ao cliente deixou de ser um diferencial e se tornou uma questão de sobrevivência. Hoje, o perfil do consumidor é mais exigente e questionador.

A internet é um ponto que contribui para a formação desse cenário: com tantas informações disponíveis, o contato com o vendedor só acontece quando o cliente já está muito próximo de tomar a decisão de compra.

Mesmo com essas mudanças, no entanto, o atendimento ao cliente ainda ocupa um lugar de destaque na relação entre o consumidor e as pequenas empresas. Além de fidelizar um cliente, um bom atendimento pode ser replicado e ainda gerar novos negócios.

Ficou preocupado em melhorar o atendimento da sua empresa agora? Então me acompanhe nestas 5 dicas essenciais para um atendimento de sucesso.

Acompanhe a era da comunicação digital

Redes sociais, e-mail, telefone, aplicativos de mensagens instantâneas… são muitas as formas usadas por nós para nos comunicar hoje em dia, cada uma mais conveniente em determinado momento ou para certo fim.

Sendo assim, a sua empresa também precisa oferecer vários caminhos para que o consumidor chegue a ela sem dificuldades. Deixe ícones para comunicação em cada um desses canais no seu website, cartão de visitas, perfis sociais e nas mensagens que enviar aos clientes!

Defina um responsável

Imagine uma organização que cria uma página no Facebook, mas não responde às mensagens enviadas pelos potenciais clientes. Sem dúvida ela pode perder inúmeras oportunidades de negócio com essa atitude, não é?

Para evitar que isso aconteça, delegue o atendimento ao cliente a um profissional específico: isso poderá evitar muitos ruídos na comunicação. Dessa forma, a empresa mantém um padrão nas respostas e se posiciona de maneira coerente em diversas situações.

Vale lembrar que a pessoa que atua no atendimento de uma empresa precisa ter uma boa dose de empatia. Se colocar no lugar do cliente é fundamental para encontrar a melhor solução!

Crie pesquisas de satisfação

Estar em contato com os clientes é um insumo eficiente para gerar novas ideias, já que, ao ouvir uma reclamação, você percebe o que pode ser aperfeiçoado no seu produto ou serviço. É uma maneira não só de se aproximar cada vez mais do seu público, mas também de conquistar clientes potenciais e aumentar as suas vendas. Pense nisso!

Seja ágil

Principalmente com a velocidade a que as informações são transmitidas atualmente, o cliente deseja ser respondido com rapidez, portanto, não perca tempo! O profissional responsável pelo atendimento deverá acompanhar de perto todos os canais e responder os clientes o quanto antes.

Conte com um FAQ

À medida que a comunicação com os clientes cresce, pode ser que a pessoa responsável pelo atendimento fique mais ocupada. Para não comprometer a velocidade das respostas, é possível contratar outro colaborador para a função, mas antes disso existe uma solução que pode agilizar os contatos e ainda aumentar a produtividade no atendimento: o FAQ.

Essa ferramenta já contém repostas predefinidas às questões mais frequentes dos consumidores, de modo que eles não precisam aguardar o contato do atendente para solucionar suas dúvidas. Da mesma forma, o atendente não precisa se preocupar com demandas simples e recorrentes, podendo se dedicar a questões mais complexas e estratégicas.

Um bom atendimento é essencial para fidelizar um cliente, mas mais do que isso, com os meios de comunicação online, o famoso “boca a boca” atinge proporções enormes. Compartilhe comigo as suas dúvidas e experiências no atendimento aos clientes e continue de olho no blog para mais dicas!

You Might Also Like