Comunicação

5 ações para otimizar a comunicação interna de sua empresa

Comunicação Interna

Não é segredo para ninguém que manter uma comunicação interna eficaz é fundamental para que todos os colaboradores e gestores consigam obter bons resultados e atingir suas metas. Além disso, uma comunicação assertiva pode evitar erros e melhorar a convivência entre as equipes.

Garantir uma comunicação interna eficiente também pode ser uma ótima maneira de motivar o público interno e auxiliar o desempenho da empresa. Algumas atitudes básicas que podem ser implementadas no dia a dia da empresa são fundamentais para melhorar a comunicação.

É importante, por exemplo, manter todos os funcionários informados sobre os acontecimentos da empresa, informar sobre os projetos que estão em andamento e fazer uma boa gestão do conhecimento. E eu estou aqui para te ajudar. Nesse post, trago cinco ações capazes de otimizar a comunicação interna de sua empresa.

Divulgue no lugar certo e do jeito adequado

O primeiro passo para garantir que os colaboradores saibam o que está acontecendo na empresa é definir os meios adequados para as divulgações corporativas oficiais. Podem ser através de e-mail, murais, boletins informativos, jornais, entre outros recursos. Mas lembre-se de que o foco é o colaborador e que os meios e mensagens devem ser adequados à realidade dele. Uma boa dica é optar por apenas dois ou três canais no início e ir inserindo outros à medida que os primeiros forem se consolidando.

Pratique o feedback

Todo diálogo precisa de feedback. Essa prática é fundamental para melhorar a comunicação interna de sua empresa e deve ser constante e contínua (e não apenas como uma ação pontual em momentos de crise, por exemplo).

Através do feedback, é possível, entre outros aspectos, se os funcionários receberam todas as informações, se as mensagens foram transmitidas de maneira adequada e se ainda há dúvidas que devem ser esclarecidas.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada para a transmissão de informações ao público. E-mails, softwares e outras ferramentas digitais podem facilitar muito a comunicação, garantindo que seja rápida e eficiente.

Mas preste atenção: o contato interpessoal nunca deve ser deixado de lado. Principalmente em situações de urgência, uma conversa consistente, honesta e transparente pode ser uma boa saída para evitar possíveis desvios de informação.

Esteja aberto para ouvir

É importante que todos se sintam à vontade para discutir ideias e ouvir opiniões. Assim, é fundamental que os envolvidos saibam ouvir atentamente e assimilar adequadamente as informações. Isso evita mal-entendidos e possibilita a descoberta de ideias que podem ser muito úteis para a empresa. Mostrar que você está aberto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer também é uma ótima maneira de valorizá-los. Mas a recíproca deve ser verdadeira: eles também precisam aprender a ouvir e dialogar.

Promova a interação em sua equipe

Para melhorar a comunicação interna de sua empresa, permita que os colaboradores interajam entre si. Estimule a discussão de ideias e o promova o alinhamento de expectativas entre os membros. Você pode, por exemplo, realizar reuniões regulares  ou estimular eventos externos mais descontraídos. Isso aproxima os membros da equipe e permite que se comuniquem melhor no ambiente de trabalho.

Espero que as minhas dicas ajudem a otimizar a comunicação interna de sua empresa e, consequentemente melhorar seus resultados!

Gostou? Não deixe de compartilhar a informação com seus amigos em suas redes sociais!

You Might Also Like