Destaque, Tecnologia

4 passos para sua empresa implementar a gestão na nuvem

Já ficou para trás o tempo em que os arquivos com documentos das empresas ocupavam pastas e armários do escritório. Mas a tecnologia não resolveu apenas esse problema de espaço físico.

Já pensou na praticidade de poder acessar os arquivos do seu negócio a partir de qualquer computador e, além disso, otimizar os processos, com um acesso ainda melhor aos arquivos, mais segurança, menos custos?

Neste post, vou apresentar a gestão na nuvem. Continue a leitura, vou contar quais são as vantagens de adotar esse sistema. Além disso, elaborei um passo a passo de como implementá-lo no seu negócio!

Por que implementar a gestão na nuvem no seu negócio?

Uma das principais características desse tipo de armazenamento é que todos os sistemas e dados da sua empresa ficam armazenados na rede, ou melhor, na nuvem. E o que isso quer dizer?

Sabe aquele computador que estraga de uma hora para a outra, ou um momento em que você está em uma reunião fora da empresa e precisa checar um dado para um cliente? Basta uma conexão com a internet e você pode ter à disposição todos os dados necessários, sem danos e de onde você estiver.

Quer outra vantagem do uso da gestão na nuvem? Com todas as informações disponíveis, é possível acompanhar de perto os investimentos e melhorar a gestão do fluxo de caixa, do estoque e de outros processos da sua empresa.

Sem falar que é possível fazer as cópias de segurança, o famoso backup em nuvem, de um modo muito mais simples e rápido do que com os sistemas tradicionais.

Gestão na Nuvem: passo a passo

Acompanhe abaixo as dicas que eu separei para você implementar agora mesmo a gestão de nuvem na sua empresa!

1. Defina as necessidades do seu negócio

Antes de escolher o tipo de armazenamento para o seu negócio, avalie a estrutura que você  já possui e o que espera do serviço. Por exemplo, existem três tipos de tecnologia do sistema: público, privado e híbrido.

No tipo público, o provedor fornece toda a estrutura para você a um custo menor. Em contrapartida, ele te oferece pouco controle sobre o sistema.

No caso do tipo privado, a estrutura utilizada é terceirizada e há um maior controle. Já a tecnologia híbrida é, como o nome diz, uma combinação dos dois sistemas anteriores e oferece um serviço mais específico para otimizar os processos gerenciais de cada negócio.

2. Pesquise sobre os provedores dos serviços na nuvem

Já sabe o tipo de gestão na nuvem que você precisa? Então é hora de pesquisar sobre as empresas que oferecem esse serviço. Converse com colegas que já aderiram ao sistema e pergunte sobre a qualidade do serviço, o suporte e atendimento. Além disso, sempre que estou procurando um novo prestador de serviço, eu pesquiso as avaliações dos consumidores na internet!

Quando conseguir reunir informações de pelo menos 3 fornecedores, eu sugiro que você crie uma lista de prós e contras de acordo com as suas necessidades. Esse é o momento ideal também para você avaliar o orçamento disponível para a implementação do serviço.

3. Fique atento ao SLA

O famoso SLA (Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço) é o acordo que vai definir em detalhes os direitos e deveres entre o contratante o contratado.

É importante que você conheça o nível de serviço porque ele vai trazer todos os pormenores da sua relação com o contratante, como: os critérios e o tempo para oferta de suporte técnico, os níveis de segurança e desempenhos garantidos. Assim, você vai conseguir negociar melhor e tornar sua gestão na nuvem ainda mais eficiente.

4. Não se esqueça de qualificar sua equipe

Quer fechar o passo a passo com chave de ouro? Não se esqueça de preparar sua equipe para o uso desse novo recurso. E isso não envolve apenas a equipe de TI!

Todos precisam saber como utilizar a ferramenta para otimizar as funcionalidades da gestão na nuvem e a produtividade. Reúna a equipe, apresente as informações sobre o serviço e deixe sempre opções de contatos para que eles recorram em caso de dúvida.

Curtiu minhas dicas para sua empresa aderir e implementar a gestão na nuvem? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades para o seu negócio!

You Might Also Like